Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA: TRABALHANDO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA CRIAÇÃO DE CONTO
Tatyane Rabitz Gubetti, Carolina Gabriele Voigt, Gabriela Kozak, Rosimere da Rosa Pereira, Gabrielle Magno Pinheiro da Cruz

##manager.scheduler.building##: Pavilhão do SEPT UFPR
##manager.scheduler.room##: Pavilhão
Última alteração: 12-10-2019

Resumo


O presente trabalho tem o intuito de socializar a experiência metodológica desenvolvida por pibidianas do primeiro e quinto semestre do curso de letras pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), com auxílio da professora-supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com a finalidade de construir conhecimentos linguísticos por meio do gênero conto com os alunos do sexto ano do ensino fundamental II. O planejamento das aulas para a elaboração dos contos partiu do pressuposto da não-familiaridade do tema pelos alunos, que possuem pouco acesso à biblioteca da escola e até então não haviam sido introduzidos ao gênero textual. O objetivo desse trabalho foi desenvolver a habilidade de escrita narrativa através do gênero textual conto, bem como, possibilitar um espaço de escrita criativa aos alunos. O processo de desenvolvimento do trabalho se deu através de uma sequência didática, com o objetivo de fazê-los experenciar a criação do texto enquanto trabalhavam os aspectos técnicos do gênero literário. Sendo o objetivo o desenvolvimento das crianças na escrita do gênero textual conto, é possível realizar uma análise a respeito de suas dificuldades e desafios durante o processo de aprendizagem.

O primeiro contato com o assunto se deu a partir de apresentação em slides contendo uma breve definição do gênero textual, os principais contistas brasileiros, a estrutura (introdução, desenvolvimento e clímax), e elementos de um conto (espaço, tempo, foco narrativo, personagens, diálogo e epílogo). Além disso, as pibidianas fizeram a leitura do conto “O conto dos três irmãos” do livro “Os Contos de Beedle, o bardo” da escritora britânica J. K. Rowling.

Na sequência, foi estabelecido o tema “sobrenatural” para a construção dos contos pelos alunos que foram separados em duplas e trios, conforme a afinidade da turma. Ademais, as pibidianas expuseram como se daria a avaliação da atividade, centrada pela criatividade, estrutura técnica do gênero textual e desenvolvimento dos personagens e enredo.

Os alunos começaram a desenvolver seus personagens, o ambiente da história e o enredo durante a primeira aula, tendo suas produções recolhidas e corrigidas para que houvesse o acompanhamento do desenvolvimento da escrita dos estudantes. Foram identificadas algumas dificuldades por parte dos alunos na estruturação e desenvolvimento da escrita narrativa, sendo as principais ocorrências a ausência de: parágrafo, pontuação, acentuação, nome das personagens e clímax do conto. Além disso, foi perceptível erros de grafia cometidos devido à interferência sonora, como “brucho” para bruxo “descidiu” para decidiu.

Os alunos receberam seus contos com as correções necessárias e voltaram a trabalhar na criação deles com o auxílio das pibidianas e da professora de língua portuguesa da turma. O processo de produção dos contos, a correção de aspectos ortográficos e o alinhamento com as características do gênero textual deram-se ao longo de oito aulas trabalhadas em sala de aula, durante quatro semanas.  A última etapa foi a produção de um desenho retratando o ponto principal de seus contos, completando a atividade proposta.

Foi possível, através desta atividade, uma reflexão mais aprofundada da teoria e da prática por parte das pibidianas, enquanto licenciandas.


Palavras-chave


Gênero textual; Letramento; Formação docente

Referências


BAKHTIN, Mikhail. Os Gêneros do Discurso. In: Estética da Criação Verbal. São Paulo: 2ª ed. Martins Fontes, 1997.

MESQUITA, E.M.C; LEÃO, C.M.E.; SOUZA, D.F.B. As sequências didáticas como um procedimento de ensino para o gênero artigo de opinião. R. Letras, Curitiba, v. 18, n. 22, p. 55-74, jan./jul. 2016.
Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rl>.
Acesso em: 25 jul 2019. https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2911

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, abr. 2004.
Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100002&lng=en&nrm=iso>.
Acesso em: 27 jul. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782004000100002.

 


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.