Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

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RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TURMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Álvaro Oliveira, Alessandra Mielke, Fabiane Andrade Leite, Luís Arlém Rambo Petry, Mari Soni Petry

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Data: 13-11-2019 02:00  – 02:15
Última alteração: 31-10-2019

Resumo


Apresenta-se neste texto um estudo a partir de vivências compartilhadas em aulas de Ciências ministradas em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto do Programa Residência Pedagógica. Com o objetivo de analisar o desenvolvimento de saberes docentes em futuros professores, a partir da regência de classe em turmas de EJA, foram realizados planejamentos de ensino e aulas em duas turmas correspondentes ao Ensino Fundamental durante dez semanas. Na construção dos planejamentos das aulas buscou-se a colaboração de professores experientes, que contribuíram no processo de iniciação à docência dos residentes. Com o processo de residência nas turmas de EJA os licenciandos identificaram aspectos característicos das turmas, como a falta de motivação pelo estudo decorrente de cansaço, que afeta diretamente o rendimento em sala de aula, pois muitos dos alunos que estudam nessas turmas trabalham durante o dia e buscam nos estudos condições para melhorar seus conhecimentos e sua capacitação. Portanto as aulas foram baseadas no dia a dia dos alunos e sempre tentando trazer conteúdos associados a temática saúde abordando sobre as doenças que podem acometer os seres humanos a partir dos conteúdos estudados. A partir das vivências proporcionadas no Programa destaca-se o saber experiencial como principal aspecto formativo dos futuros professores uma melhora para a formação se buscando mais experiências a partir das turmas de Educação de Jovens e Adultos nas escolas visto que as turmas estão todas juntas em uma mesma sala (multisseriadas) os desafios a partir de classes multisseriadas proporcionam um aprendizado significativo visando as dificuldades encontradas pelos professores das escolas para se trabalhar os conteúdos propostos a defasagem dos alunos também cria uma dificuldade relativa para o ensino-aprendizagem dificultando tanto para o professor e para o aluno. As observações e regência nas turmas de EJA nos mostram como está o ensino nos dias de hoje e como esta modalidade de ensino está por risco de fechar pois há uma defasagem de alunos e professores para esta modalidade de ensino.



Palavras-chave


Regência de Classe; Ensino de Ciências; Saber Experiencial.

Referências


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