Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

Tamanho da fonte: 
A AFETIVIDADE NAS RELAÇÕES ESCOLARES: CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Ana Carolina de Oliveira Javorski, Heloisa Maria Ribeiro Rezende, Pamela Porto de Freitas

##manager.scheduler.building##: Setor de Sociais Aplicadas
##manager.scheduler.room##: 202
Data: 12-11-2019 01:00  – 01:15
Última alteração: 31-10-2019

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a importância da  afetividade nas relações no ambiente escolar. Para tanto, realizamos um estudo bibliográfico recorrendo a autores que nos auxiliaram a compreender os pressupostos de Henri Wallon cujas pesquisas investigaram a importância da afetividade no desenvolvimento humano. Apresentaremos os apontamentos iniciais deste estudo, a fim de entender o que é a afetividade em seu pensamento e ainda qual a sua contribuição para o trabalho dos gestores escolares, junto a alunos, professores e comunidade escolar.


Palavras-chave


Formação docente; Henri Wallon; Gestão escolar.

Referências


FERREIRA, Aurino Lima; ACIOLY-RÉGNIER, Nadja Maria. Contribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na escola. Educar, Curitiba, n. 36, p. 21-38, 2010. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17577/11515.

GRATIOT-ALFANDÉRY, Hélène. Henry Wallon. Tradução e organização: Patrícia Junqueira. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. p. 37-39.

 

SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro: Editora Gráfica Serrana Ltda, 1997.

 

SILVA, D. L. da. Do gesto ao símbolo: a teoria de Henri Wallon sobre a formação simbólica. Educar. Curitiba, n. 30, p. 145-163, 2007.

 

TAILLE, Yves de la. OLIVEIRA, Marta Kohl de. DANTAS, Heloysa. Afetividade e a Construção do Sujeito na Psicogenética de Wallon. In: DANTAS, Heloysa. Piaget, Vigotski e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 13. ed. São Paulo: Summus, 1992. p. 85-97.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.