Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

Tamanho da fonte: 
“Sensibilização para a Educação Estético-Ambiental: A Química das emoções.”
Cristiane Fonseca Geissler, Yuri Freitas Mastroiano, Márcia Von Frühauf Firme

##manager.scheduler.building##: Pavilhão do SEPT UFPR
##manager.scheduler.room##: Pavilhão
Última alteração: 07-10-2019

Resumo


O trabalho apresenta uma atividade de ensino com a proposta de uma intervenção prática, onde se teve o intuito de vincular o estudo da educação estético ambiental com o conteúdo programático de química orgânica. Que teve por objetivo principal a sensibilização dos sentidos por meio da temática estético ambiental, desenvolvida em uma escola estadual da rede de ensino da cidade de Bagé-RS, em uma  turma de 3° ano do ensino médio, turno noturno, com uma população amostral de 11 educandos durante o primeiro semestre de 2019. A coleta de dados se deu a partir da aplicação de um pré-teste e pós-teste que visavam a sondagem dos conhecimentos prévios dos educandos diante da temática explorada e da nova visão dos mesmos perante a execução destas intervenções respectivamente. A atividade se constituiu a partir da leitura de um texto inicial sobre a educação estético ambiental e posteriormente a realização de duas intervenções didáticas práticas: a primeira intitulada de: “O autocuidado através das sensações” e a segunda: “Como colocar-se no lugar do outro?” respectivamente. Durante a realização deste trabalho, foi notório o envolvimento dos educandos diante das atividades desenvolvidas perfazendo a importância de aulas contextualizadas com o meio ao qual se está inserido. Sendo perceptível que, a sensibilização dos sentidos possibilita ao aprendiz o despertar de novas sensações e experiências/vivências que contribuem para a formação científica e humana dos educandos.

 


Palavras-chave


Sensibilização, emoções, ambiental.

Referências


TERRA SILVEIRA, Wagner. SALOMÃO DE FREITAS, Diana Paula. ESTÉVEZ, Pablo René. Educação Estético-ambiental. Revista Presença Pedagógica, 129 Dicionário Crítico da Educação. 2016.

DOLCI, L. N. MLON, S. I.  EDUCAÇÃO ESTÉTICO-AMBIENTAL: O QUE REVELAM AS DISSERTAÇÕES E TESES DEFENDIDAS NO BRASIL.  RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 2, p. 785-806, abr./jun 2018.  Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/download/9656/7374

Acesso em: 26 Jun. 2019.

LOUREIRO, C. F. B. A Educação Ambiental brasileira: Afirmando posições. Pág. 81 – 89, V. 39, São Paulo.

MENDONÇA, R. Educação Ambiental Vivencial. 2007, pág. 117 – 129.

GUARATINI, T. AROMATERAPIA: O AUTO CUIDADO ATRAVÉS DAS SENSAÇÕES. Ano 4, Edição 37, Set./2017. Disponível em: http://www.revistacapitolina.com.br/aromaterapia-o-auto-cuidado-atraves-das-sensacoes/ Acesso em: 27 Jun. 2019.

REIS, M. Como escolher o melhor óleo essencial para a Aromaterapia. Jan/2019. Disponível em: https://www.tuasaude.com/aromaterapia/ Acesso em: 27 Jun. 2019.

Aromaterapia: como essências corretas podem trazer benefícios a sua vida.  Disponível em: https://claudia.abril.com.br/noticias/aromaterapia-como-essencias-corretas-podem-trazer-beneficios-a-sua-vida/ Acesso em: 27 Jun. 2019.

#Oxitocina. Disponível em: https://www.twgram.me/tag/Ocitocina/ Acesso em: 26 Jun. 2019.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.