Tamanho da fonte:
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A TEMÁTICA ÁTOMOS, ELEMENTOS E TABELA PERIÓDICA
##manager.scheduler.building##: Setor de Sociais Aplicadas
##manager.scheduler.room##: 03
Data: 12-11-2019 12:45 – 01:00
Última alteração: 31-10-2019
Resumo
No ensino de ciências muitas vezes ocorre o desinteresse dos alunos, que acham o conteúdo complexo, sem aplicabilidade e vinculação com a vida. O ensino promovido possui muitas características do ensino tradicional, onde o professor é o detentor do conhecimento e os alunos são considerados passivos no processo de ensino e aprendizagem (NICOLA; PANIZ, 2017). Dessa forma, não há um aprendizado significativo por parte dos alunos. O presente trabalho fez parte da disciplina de Instrumentalização para o Ensino de Química para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, sendo desenvolvido em duas etapas: análise de livros didáticos e elaboração de uma Sequência Didática, caracterizando-se como uma pesquisa documental e descritiva. Foram selecionados três livros aprovados pelo PNLD: Investigar e Conhecer, de Sônia Lopes (2015); Ciências da Natureza, de Killner e Nery (2015) e Projeto Teláris de Gewandsznajder (2016), sendo analisados os seguintes parâmetros no Livro de Ciências do 9º ano: Contextualização, Interdisciplinaridade, Abordagem CTS, Alfabetização Científica e Tecnológica, Momentos Pedagógicos e Situações de Estudo, Recursos Didáticos, Experimentação, Avaliação, e construção um Mapa Conceitual sobre a temática analisada. Após a análise dos livros foi elaborado uma sequência didática sobre a temática átomos, elementos e tabelas periódicas para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, baseada nos três momentos pedagógicos propostos por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002), buscando o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa e abrangente, evitando a fragmentação dos conteúdos. Foram propostas quatro aulas e diferentes parâmetros foram abordados em todas elas, tais como: interdisciplinaridade, contextualização, abordagem CTS, além da utilização de recursos didáticos. Ao final das aulas foi apresentado uma sugestão de avaliação através da construção de um mapa conceitual. As duas primeiras aulas tiveram como conteúdo principal os átomos e seu principal objetivo foi a compreensão da estrutura de um átomo, os modelos atômicos, além de sua aplicação e importância para a sociedade. As duas últimas aulas foram destinadas aos conteúdos de elementos e tabela periódica e buscou a compreensão do que são e como estão organizados os elementos dentro da tabela periódica, bem como compreender a origem e importância desses elementos. Durante a elaboração da sequência levamos em conta o aprendizado adquirido durante as aulas da disciplina “Instrumentalização para o Ensino de Química”. Em nossa trajetória escolar observamos a falta que esses elementos fazem quando não são adicionados às aulas, e o quanto ainda estamos defasados em relação à preocupação em aplicar esses conceitos. O processo de elaboração das aulas nos mostrou a dificuldade que docentes podem encontrar ao tentar fugir de uma aula tradicional, expositiva e não dialogada, tanto em questão do tempo que o processo exige, como de recursos e estratégias eficazes que prendam a atenção dos estudantes, que garantam um aprendizado significativo. A expectativa em relação à implementação da sequência didática é de que os alunos compreendam do que somos constituídos, de onde vieram os átomos e elementos que constituem tudo que nos circunda, entendendo a importância desses elementos para a sociedade e ambiente e espera-se que isso possa motivá-los.
Palavras-chave
Química; Ensino Fundamental; Momentos Pedagógicos.
Referências
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
GEWANDSZNAJDER, F. Projeto Teláris, Ciências da Natureza, 9º ano. 2.ed. São Paulo: Editora Ática, 2016.
KILLNER, G.; NERY, A. Ciências da Natureza, Ensino fundamental, 9º ano. 4. ed. São Paulo: Editora SM, 2015.
LOPES, S. Investigar e Conhecer, Ciências da Natureza, 9º ano. São Paulo: Editora Saraiva, 2015.
NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no Ensino de Ciências e Biologia. InFor, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 355-381, may 2017.
Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.