Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

Tamanho da fonte: 
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PELA PERSPECTIVA DO PROFESSOR REGENTE DA ESCOLA-CAMPO: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar, Vanessa Freitag de Araújo, Osana Paula Sirino Rodrigues, Jisselika Negrete Pazin

##manager.scheduler.building##: Setor de Sociais Aplicadas
##manager.scheduler.room##: 206
Data: 12-11-2019 01:30  – 01:45
Última alteração: 31-10-2019

Resumo


Ao considerar o papel do professor e sua formação nos dias de hoje, bem como os desafios que se mostram na educação no que diz respeito da dualidade da entre relação teoria e prática, apresentamos algumas possibilidades de reflexões sobre o Programa Residência Pedagógica, do governo federal, na forma de um relato de experiência, destacando a importância da prática em campo e a receptividade daqueles profissionais que já atuam nas áreas. Objetiva-se com esse artigo, analisar a concepção de professores regentes das escolas-campos, que receberam os residentes no contexto de sala de aula e sobre a coparticipação no processo de formação inicial dos licenciados em Pedagogia. Inicialmente, o estudo apresenta a origem do Programa Residência Pedagógica e seus respectivos projetos de leis e decretos, com intuito de contextualização histórica ao leitor. Após, foram realizados apontamentos sobre a necessária integração que deve haver entre os cursos de formação docente e os programas de estágios na formação dos licenciandos e como estes são considerados e interpretados no contexto de sala de aula por seus co-formadores. Faz-se necessário promover e divulgar estudos dessa natureza, em que o processo formativo inicial também é refletido sobre o ponto de vista dos professores regentes das escolas de educação básica, uma vez que o cenário educacional brasileiro aponta para a continuidade de programas com características de formação em campo, pensando no aperfeiçoamento dos profissionais da educação, possibilitando aos residentes pedagógicos estarem imersos em um ambiente de experienciação da profissão, oportunizando um trabalho colaborativo voltado a formação profissional.



Palavras-chave


Residência Pedagógica; Formação docente inicial; Formação docente continuada; Professores regentes.

Referências


BRASIL. Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital CAPES nº 06/2018. Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Brasília, 2018b. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf. Acesso em: 17.07.2019.

 

BRASIL. Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria GAB nº 38/2018. Institui o Programa Residência Pedagógica. Brasília, 2018. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/28022018-Portaria_n_38-Institui_RP.pdf. Acesso em: 17.07.2019.

 

BRASIL, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução nº 2/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: CNE, 2015.

 

BRASIL. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2/2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2017-pdf/79631-rcp002-17-pdf/file. Acesso em: 17.07.2019

 

BRASIL. Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Diretoria de Estatísticas Educacionais. Censo escolar da educação básica 2016. Brasília, DF: INEP, 2017.

 

MAURÍCIO, Luciana Velloso. Formação em serviço como residência pedagógica: representações sociais do curso dos centros integrados de educação pública. In: Educação e Psicologia. R. Educ. Públ. Cuiabá, v. 21, n. 47, p. 505-523, set./dez. 2012

 

SILVA, Shirleide Pereira; SILVA, Katia Augusta Curado Pinheiro da. A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. In: Momento: diálogos em educação, v. 27, n. 2, p. 227-247, mai./ago, 2018.

 



Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.