A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFFS CAMPUS ERECHIM/RS
Indiamara Dos Santos Palhano, Angela M.B Kamanski, Cherlei Márcia Coan, Elisa Montagner, Elisiane Antonio
##manager.scheduler.building##: Setor de Sociais Aplicadas
##manager.scheduler.room##: 02
Data: 12-11-2019 05:15 – 05:30
Última alteração: 31-10-2019
Resumo
Socializamos aqui uma das experiências vivenciadas durante o Programa Residência Pedagógica a partir do desenvolvimento de um trabalho integrado entre professores da universidade, professores da escola e licenciandas do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza- Licenciatura, da Universidade Federal Fronteira Sul campus Erechim/RS. Este diálogo se deu na produção de material didático-pedagógico da área de Ciências da Natureza a partir de algumas dificuldades encontradas pelos professores de química e biologia voltados para estudantes do Ensino Médio numa escola da rede estadual de ensino de Charrua/RS. A ideia principal foi de elaborar um material a partir das necessidades identificadas na escola e que fosse criativo o suficiente para tornar as aulas mais dinâmicas. O objetivo do artigo é expor como se deu o processo de construção do material didático e do planejamento e desenvolvimento das atividades. Assim, tomando como pressuposto as atividades investigativas no ensino de Ciências, a metodologia do trabalho consistiu na construção da estrutura plana de algumas moléculas e atividades pedagógicas para as disciplinas de biologia e química. Como resultado da experiência, destacamos a criatividade na construção da estrutura plana das moléculas, com uso de materiais alternativos como esferas de isopor, palitos de madeira e cipó, o diálogo entre conhecimentos no planejamento da ação docente e a necessária aproximação da universidade com a escola. A realização de uma oficina com a temática da Botânica utilizando a técnica da cromatografia em papel para a extração de pigmentos vegetais que despertou a curiosidade e o senso crítico de participação. O processo de integração e mediação nas atividades desenvolvidas no contexto de Ciências da Natureza permitiram a construção de novos conhecimentos. Neste estudo evidenciamos que para um ensino contextualizado de à necessidade da construção do conhecimento cientifico por parte do aluno em sua relação com os elementos da realidade.
Palavras-chave
Educação do Campo, Ensino de Ciências, Início da Docência, processo de ensino e aprendizagem.
Referências
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ATKINS, P. W; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
BITENCOURT, I.M; MACEDO, G. E. L; SOUZA, M. L. Concepções de Estudantes do Ensino Fundamental sobre as Plantas. Disponível em: <http://www.fernandosantiago.com.br/concepcoes_estudantes_EF_plantas.pdf>. Acesso em 20 de jun. 2019.
BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil. São Paulo: Ática, 1998.
CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
CHASSOT, A. I. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 5. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.
DEGANI, A.L.G.; CASS, Q.B.; VIEIRA, P.C. Cromatografia: um breve ensaio. Química Nova na Escola, nº 7, maio/1998.
DELIZOICOV, D; ANGOTTI, J.A; PERNAMBUCO, M.M. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
DEL PINTOR, V. F. Estudo investiga dificuldades de compreensão no ensino de química. Instituto de Química, Educação, n.59, maio de 2016. Disponível em:<http://www.usp.br/aunantigo/exibir?id=7697&ed=1342&f=24>. Acesso em 29 de jul.de 2019.
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: Edusp, 2004.
SILVA, C. M. R. da. O Modelo Didático do Gênero Comentário Jornalístico Radiofônico: Uma Necessária Etapa para a Intervenção Didática. Disponível em:<https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14063>. São Paulo, 2009. Acesso em 30 de jul.de 2019.
SOUZA, G. A. P.; GHIDINI, A. R.; SANTOS, A. L; SOUZA, A. A. Elaboração de Materiais Didáticos: Possibilidades na Formação Inicial de Professores de Química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 4, p. 47-58, 2018.
Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos.
Clique aqui para criar um cadastro.