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Data: 12-11-2019 12:30 – 12:45
Última alteração: 31-10-2019
Resumo
O presente trabalho foi elaborado para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e aplicado numa turma de nono ano, do período noturno, do Colégio Estadual Avelino Antônio Vieira, em Curitiba - PR. Trata-se de uma intervenção didático-pedagógica, pautada em um plano de aula simples, e centrou-se em metodologias que embora já consolidadas não costumam ser empregadas no contexto dos estudantes. Tendo como fins proporcionar aos alunos a ampliação de sua capacidade de leitura e produção de textos multimodais, tido que não só o ambiente escolar, mas a sociedade, num âmbito geral, consiste em ambientes multimodais. Para tal, foram mobilizados os conceitos de intermidialidade de Irina O. Rajewsky (RAJEWSKY, 2012) e a metodologia de análise de textos verbovisuais de Lucia Teixeira (TEIXEIRA, 2009). A atividade foi pautada em um plano de aula simples e, tida a inexperiência dos bolsistas unida a outros fatores como o uso do tempo pelos alunos foram necessárias mais aulas que o previsto. A aplicação da intervenção compreendeu a análise de dois objetos (um curta-metragem e um videoclipe) pelas bolsistas, com o intuito de expor aos alunos os diversos aspectos a serem observados numa leitura intermidiática mais aprofundada; na produção escrita de um conto com base em um outro curta; e na produção coletiva e oral de um conto com base no curta analisado inicialmente pelas bolsistas. Além disso, foi realizada pelas bolsistas uma adaptação escrita da produção oral dos alunos. De modo geral, os resultados da intervenção foram satisfatórios. Embora os alunos tenham se mostrado bastante participativos tanto nas discussões quanto na produção escrita, a produção oral foi alvo de maior resistência, e atribuímos esse fato ao pouco trabalho realizado com a oralidade na vivência escolar dos mesmos. Além desse fator, a linguagem utilizada pelas bolsistas demonstrou ser outro aspecto dificultante no desenvolvimento das atividades.
Palavras-chave
Referências
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