Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

Tamanho da fonte: 
LINGUAGENS CONVERGENTES: UMA PROPOSTA COM BASE EM OBJETOS INTERMIDIÁTICOS
Bruna Eich, Lara Miranda Rodrigues, Letícia Taborda de Andrade, Rogério Caetano de Almeida, Sandra Janete Andrade de Melo Gabassi

##manager.scheduler.building##: Setor de Sociais Aplicadas
##manager.scheduler.room##: 206
Data: 12-11-2019 12:30  – 12:45
Última alteração: 31-10-2019

Resumo


O presente trabalho foi elaborado para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e aplicado numa turma de nono ano, do período noturno, do Colégio Estadual Avelino Antônio Vieira, em Curitiba - PR. Trata-se de uma intervenção didático-pedagógica, pautada em um plano de aula simples, e centrou-se em metodologias que embora já consolidadas não costumam ser empregadas no contexto dos estudantes. Tendo como fins proporcionar aos alunos a ampliação de sua capacidade de leitura e produção  de textos multimodais, tido que não só o ambiente escolar, mas a sociedade, num âmbito geral, consiste em ambientes multimodais. Para tal, foram mobilizados os conceitos de intermidialidade de Irina O. Rajewsky (RAJEWSKY, 2012) e a metodologia de análise de textos verbovisuais de Lucia Teixeira (TEIXEIRA, 2009). A atividade foi pautada em um plano de aula simples e, tida a inexperiência dos bolsistas unida a outros fatores como o uso do tempo pelos alunos foram necessárias mais aulas que o previsto. A aplicação da intervenção compreendeu a análise de dois objetos (um curta-metragem e um videoclipe) pelas bolsistas, com o intuito de expor aos alunos os diversos aspectos a serem observados numa leitura intermidiática mais aprofundada; na produção escrita de um conto com base em um outro curta; e na produção coletiva e oral de um conto com base no curta analisado inicialmente pelas bolsistas. Além disso, foi realizada pelas bolsistas uma adaptação escrita da produção oral dos alunos. De modo geral, os resultados da intervenção foram satisfatórios. Embora os alunos tenham se mostrado bastante participativos tanto nas discussões quanto na produção escrita, a produção oral foi alvo de maior resistência, e atribuímos esse fato ao pouco trabalho realizado com a oralidade na vivência escolar dos mesmos. Além desse fator, a linguagem utilizada pelas bolsistas demonstrou ser outro aspecto dificultante no desenvolvimento das atividades.

 



Palavras-chave


intermidialidade, Alma (2009), Frozen (2014).

Referências


O ANO em que meus pais saíram de férias. Dirigido por Cao Hamburguer. 2 de nov. 2006.


DINIZ, Thais Flores Nogueira; VIEIRA, André Soares. Intermidialidade e Estudos Interartes: Desafios da Arte Contemporânea, Volume 2. Belo Horizonte, Gráfica RONA, FALE/UFMG, 2012.


GOMES, Rosivaldo. Gêneros multissemióticos e ensino: uma proposta de matriz de leitura. Trem de Letras, Minas Gerais, v. 3, n. 1, p. 25, jun. 2017.


TEIXEIRA, Lucia. Para uma metodologia de análise de textos verbovisuais. In: Linguagens na comunicação: desenvolvimentos de semiótica sincrética. Org.: OLIVEIRA, Ana Cláudia de; TEIXEIRA, Lucia. São Paulo: Estação das letras e cores, 2009.


QUASE lá. In: A princesa e o sapo. Dirigido e produzido por Ron Clements e John Musker. Walt Disney Animation Studios, 2009.


VEJO uma porta abrir. In: Frozen: uma aventura congelante. Dirigido por Jennifer Lee e Chris Buck. Walt Disney Animation Studios, 2013.


FEAST. Direção e roteiro de Patrick Osborne. Walt Disney Animation Studios, 2014. Disponível em: https://vimeo.com/120390959. Acesso em: 19 de Novembro de 2018.


UMA NOVA alvorada. Produzido por Riot Games. 22, jul. 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BWwfgT_eoqs. Acesso em: 27 de Outubro de 2018.


HOLD up. Direção de Jonas Åkerlund. 4 de set. de 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PeonBmeFR8o. Acesso em: 27 de Outubro de 2018.


WE all lift together. Produzido por Digital Extremes. 10 de jul. de 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mPTCq3LiZSE. Acesso em: 27 de Outubro de 2018.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.