Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

Tamanho da fonte: 
ESTATÍSTICA: UMA ABORDAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR
Marcia Janayna Kozakiewicz

##manager.scheduler.building##: Pavilhão do SEPT UFPR
##manager.scheduler.room##: Pavilhão
Última alteração: 08-10-2019

Resumo


O presente trabalho, tem como objetivo relatar uma atividade desenvolvida no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Matemática. Esta atividade do conteúdo de estatística, foi elaborada pelos residentes supracitados com alunos dos nonos anos A, B e C do Colégio Estadual Pedro Macedo, localizado no município de Curitiba, e faz parte das ações do Programa Residencia Pedagógica. Esta situação foi pautada da metodologia sócio-interacionista que é baseada nos conceitos de Vygotsky, onde o professor é o mediador para estimular avanços dos alunos. Desta forma, desenvolvemos a atividade com o intuito de que os estudantes precisam ter melhor compreensão sobre leitura de tabelas e gráficos.

Para isso, foi separado as salas em grupos, e cada grupo pode escolher o tema a ser pesquisado. Com a coleta de dados já feita, cada grupo construiu seu gráfico em uma cartolina e assim apresentou para o resto da turma. Com isso, demos possíveis direções futuras para as pesquisas já feitas.


Palavras-chave


Ensino de Estatística, Metodologia Sócio-Interacionista; Metodologias Ativas; Recursos Tecnológicos.

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Governo Federal. Base Nacional Comum Curricular: Brasília, DF, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/>. Acesso em: 18 de Jul. 2019.

 

PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação (SEED). Diretrizes Curriculares da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Paraná: Matemática, Curitiba, 2008. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_mat.pdf Acesso em: 20 de Jul. de 2019.

 

PEREIRA, Rodrigo. Método Ativo: Técnicas de Problematização da Realidade aplicada à Educação Básica e ao Ensino Superior. In: VI Colóquio internacional. Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão, SE. 20 a 22 setembro de 2012.

 

SCHRAM, Sandra Cristina; CARVALHO, Marco Antonio Batista. O Pensador Paulo Freire: Para uma Pedagogia de mudanças. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/852-2.pdf> Acesso em: 20 de Jul. 2019

 

SPIEGEL, Murray Ralph. Estatística: resumo da teoria, 875 problemas resolvidos, 619 problemas propostos. Tradução de Pedro Cosentino. ed. rev. por Carlos José Pereira de Lucena. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1975


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.