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Última alteração: 10-10-2019
Resumo
O artigo mostra a importância do planejamento e desenvolvimento de uma mostra de alfabetização científica realizada com alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública de Maringá (PR), com a intenção pedagógica de destacar que a ciência é muito mais do que uma disciplina ministrada nas escolas, estando presente no nosso dia a dia, como ao enfrentarmos situações desconhecidas, criar perguntas e tentar respondê-las. Além do mais, na atualidade, está cada vez mais difícil propagar todo o conteúdo importante para os alunos dentro da sala de aula, portanto o objetivo do trabalho realizado é fugir do ensino de transmissão, onde o aluno somente recebe o conteúdo de forma oral em sala de aula, precisando decorar conceitos e fórmulas, mas, sim, ajudar o aluno a desenvolver o conhecimento cientifico, formando indivíduos capazes de buscar respostas além das apresentadas em sala e saber utilizá-las em sua vida profissional e pessoal. Mostras científicas tem grande potencial no ensino fundamental e médio, pois trabalha com atividades voltadas para resolução de problemas e conhecimento da realidade em que vivemos, sendo um importante instrumento para a formação dos nossos estudantes, se mostrando a princípio como o primeiro contato dos alunos com a área de pesquisa científica, podendo despertar no aluno o gosto por áreas específicas de conhecimento além de gerar conhecimento e experiência. O principal objetivo é promover a alfabetização científica e práticas pedagógicas diferenciadas, com a intenção de desenvolver nos alunos a capacidade de construir seus próprios conhecimentos através de pesquisas e de questões instigantes.
Palavras-chave
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