##manager.scheduler.building##: Pavilhão do SEPT UFPR
##manager.scheduler.room##: Pavilhão
Última alteração: 07-10-2019
Resumo
Um dos maiores problemas enfrentados em escolas de Ensino Médio no país é a desigualdade de conhecimentos adquiridos pelos alunos. Para amenizar os Parâmetros Curriculares Nacionais sugerem a utilização de alunos monitores a fim de suprir a necessidade de homogeneizar os conhecimentos adquiridos pelos alunos, evitando desnível de conteúdos trabalhados, além de esclarecer dúvidas acerca do conteúdo trabalhado em sala de aula pela professora regente. Aproveitando-se a realização do programa PIBID em uma escola pública do município de Assis Chateaubriand-PR (Colégio Estadual Chateaubriandense) este projeto tem como objetivo a organização e a oferta de monitorias em biologia, realizadas pelos bolsistas PIBID para os estudante do Ensio Médio deste colégio. Os bolsistas proponentes do projeto são acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPR campus Assis Chateaubriand e atuam sob orientação da docente do colégio que é a supervisora PIBID que os acompanha. Para a organização da monitoria foi elaborado e aplicado, aos estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Chateaubriandense, um questionário que teve por finalidade levantar o interesse em participar desta monitoria e levantar a disponibiliadde de horários. A monitoria foi estruturada de acordo as respostas aos questionários, resultando em um encontro por semana com duração de duas horas no período de contra-turno. Houve um período de inscrição dos estudantes e a partir disso a monitoria teve início no final do primeiro semestre de 2019 e seguirá até o final de 2019. Ao todo, 34 alunos responderam o questionário voluntariamente. No período destinado às inscrições 12 alunos a efetivaram para participação. Nos encontros já realizados, os alunos expõem suas dúvidas que são sanadas pelos bolsistas PIBID proponentes da monitoria, a partir de explicações e resolução de exercícios. As dúvidas mais frequentes foram referentes a conteúdos de genética (heredograma) e citologia (membrana plasmática). Dentre os motivos que os participantes apresentaram como dificuldade estiveram: a vergonha de expor suas dúvidas em aula perante toda a turma e a dificuldade gerada pela transferência do estudante de curso técnico sem a disciplina biologia para o curso regular com a disciplina. Houve encontros onde não houve o comparecimento de alunos. Dentre os motivos observados para isso houve a interrupção das atividades em função de uma greve dos colégios estaduais, mas também observou-se que por vezes há: desinteresse do aluno pelo conteúdo ministrado e até mesmo envolvimento do aluno com as novas Tecnologias da Informação, levando-o a se desinteressar pela forma tradicional como o ensino é ministrado. A partir dos encontros, a monitoria contribui com os estudantes dando oportunidade para que se expressem e esclareçam suas dúvidas em um atendimento mais individualizado. Também contribui para a formação docente dos bolsistas PIBID, já que exige um planejamento e preparação para os atendimentos, com a exposição de conceitos e explicações para os estudantes, o que estimula a reflexão dos futuros professores para com suas práticas pedagógicas. Ao mesmo tempo, a oferta da monitoria por meio do PIBID valoriza o estudante da rede pública de educação.
Palavras-chave
Referências
BORUCHOVITCH, Evely et al. Motivação do aluno para aprender: fatores inibidores segundo gestores e coordenadores pedagógicos. ETD -Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 15, n. 3, p.425-442, set./dez. 2013. Disponível em: <https://bit.ly/2GzI6QN>. Acesso em: 17 julho 2019.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: MEC, 2000. Disponível em: <https://bit.ly/1KAXI4S>. Acesso em 15 julho 2019.
CUNHA JUNIOR., Fernando Rezende da. Atividades de monitoria: reorganizando a sala de aula colaborativamente. Cachoeira de Minas: Edição do Autor, 2015. Disponível em: <https://bit.ly/2GwVzJk>. Acesso em 15 julho 2019.
KAUARK, F. S.; MANHÃES, F. C.; MEDEIROS, C. H. Metodologia da pesquisa: um guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010.