Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

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NÚMEROS INTEIROS E DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS: UM ESTUDO DE CASO DURANTE O PIBID
Natalia Mota Oliveira, Maria Lucia Panossian

##manager.scheduler.building##: Setor de Sociais Aplicadas
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Data: 13-11-2019 04:45  – 05:00
Última alteração: 31-10-2019

Resumo


Com início em agosto de 2018, as atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) contam com três escolas conveniadas, dentre elas a Escola Estadual Dom Pedro II, onde este trabalho foi desenvolvido. Após observar a rotina do atendimento da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), constatou-se a dificuldade acentuada de um dos alunos que não acompanhava os conteúdos propostos na série para ser incluído na sala de aula regular. Em conversas com as professoras da escola ficaram claras dificuldades em interpretação de textos e enunciados e na realização de operações aritméticas básicas. Ele é cego sem resíduos visuais e com laudo de retardo mental moderado (CID10 F711). Para atender este estudante foram realizadas intervenções durante o primeiro semestre de 2019. Neste texto serão relatados o trabalho e observações da pibidiana que realizou o atendimento. Durante as intervenções fez-se uso de histórias criadas pela pibidiana com personagens associados a familiares com quem o aluno comentava conviver para que o mesmo permanecesse concentrado nas explicações. A principal forma de intervenção foi o diálogo com o aluno, portanto para compreensão dos resultados foram analisados áudios das intervenções e o diário de bordo da pesquisadora. A comparação de números inteiros e naturais acabou acontecendo simultaneamente através da comparação entre dívidas e lucros, como, “é melhor receber R$10 ou dever R$5?”. Depois disso passou-se às operações com o pensamento de “se você possui uma dívida de R$10, você precisará gastar R$10 para pagá-la”. Devido às deficiências do estudante, este processo foi lento e muito gradativo, com evoluções e involuções constantes, mas observa-se em conversas com o estudante e com as professoras regentes que houve apropriação do conhecimento, sendo ele capaz de comparar números entre -30 e 30. Houve continuação das intervenções para tratar de adições e subtrações com números inteiros, que serão relatadas em trabalhos futuros.


Palavras-chave


PIBID; deficiência visual; retardo mental; números inteiros

Referências


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