Jogo de Polinômios e Equações Algébricas: uma estratégia para o ensino fundamental
Vinicius Viroli Pereira, Luciana Schreiner de Oliveira
##manager.scheduler.building##: Setor de Sociais Aplicadas
##manager.scheduler.room##: 201
Data: 13-11-2019 04:45 – 05:00
Última alteração: 31-10-2019
Resumo
Este artigo apresenta um jogo de aprofundamento (que aprimora conteúdos já apresentados aos alunos, permitindo avançar na aprendizagem) sobre polinômios e equações algébricas, elaborado para alunos de oitavos e nonos anos do Ensino Fundamental II, o qual foi aplicado com uma turma de nono ano de uma escola pública estadual em Curitiba, durante parte da experiência do autor no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Estudos apontam que muitos alunos de Ensino Básico, especialmente do Ensino Fundamental II, apresentam dificuldades na aprendizagem de Álgebra provenientes de paradigmas iniciais por causa da novidade em relação à Aritmética, da abstração, das notações e raciocínios inerentes a ela. Além disso, a base matemática aprendida desde a Educação Infantil pode influenciar no desempenho e na compreensão da Álgebra. O Jogo foi elaborado de acordo com os Planos de Aula de uma professora que dá aulas para oitavos e nonos anos, o que possibilitou a aplicação em um momento oportuno da aprendizagem de uma turma, servindo de teste visando futuras aplicações nas demais turmas dessa professora (e, depois, o jogo será deixado à disposição dos outros professores da escola). Apesar de ser um único Jogo, há duas versões dele - uma para oitavos anos e outra para nonos anos -, respeitando-se, com isso, a bagagem de aprendizados matemáticos dos alunos. Há vários desafios comuns aos dois anos, quando se trata de conteúdos de oitavos anos; a diferenciação ocorre em se tratando de conteúdos de nonos anos. O Jogo possibilitou a identificação de bases malformadas e o diagnóstico sobre a compreensão de conceitos e regras, aliando a Álgebra e a Aritmética em simplificações algébricas e substituições numéricas para uma melhor compreensão do conceito de incógnita e para o uso das propriedades da potenciação. Os alunos gostaram muito da experiência, elogiaram a proposta e ficaram com vontade de jogar mais, pedindo à professora que mais jogos fossem introduzidos no processo de ensino-aprendizagem deles.
Palavras-chave
Ensino de Álgebra; Análise de erros; Jogos didáticos
Referências
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