Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

Tamanho da fonte: 
AULAS PRÁTICAS DE BIOLOGIA: PROPOSTA DE APLICAÇÃO EM METODOLOGIA ATIVA, PLANEJAMENTO E MONTAGEM DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Vanessa de Brito Pereira, Camila Naomi Hokasono, Ana Marcia Ponvequi Hernandes de Souza, Fabiana Aparecida de Carvalho

##manager.scheduler.building##: Setor de Sociais Aplicadas
##manager.scheduler.room##: 02
Data: 12-11-2019 03:45  – 04:00
Última alteração: 31-10-2019

Resumo


O presente artigo contém uma proposta de aplicação de um método alternativo para o desenvolvimento de aulas expositivas dialogadas no ensino de biologia com metodologia ativa, na qual o indivíduo é o agente principal e responsável pelo seu próprio aprendizado. O artigo traz também o processo de montagem e planejamento da apostila de aulas práticas a qual irá ser utilizada como material didático nas aulas a serem aplicadas para alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública estadual no Estado do Paraná. A organização da apostila teve como proposta norteadora a metodologia ativa a qual visa o desenvolvimento de uma aprendizagem mais efetiva ao aluno que assistirá às aulas, esta metodologia também facilita a interação entre professor e aluno, visto que a expectativa é de que o aluno compareça a aula com questionamentos a serem respondidos. As práticas utilizadas na apostila foram baseadas em uma bibliografia já existente, sendo adaptadas devido as dificuldades identificadas pelos próprios alunos e pela professora preceptora regente da turma. Existem muitos problemas e barreiras a serem ultrapassadas para execução de uma aula experimental em uma escola pública, como por exemplo a falta de recursos, o tempo de aula muito curto, número muito grande de alunos por sala de aula, laboratórios não preparados, entre outros. O artigo traz uma proposta de atividades interativas para que os alunos tenham contato com aulas laboratoriais de forma expositiva dialogada antes da entrada na vida acadêmica tentando sanar os problemas encontrados atualmente que dificultam as aulas experimentais. O objetivo do estudo foi de direcionar os alunos na execução de sua rotina de laboratório, de forma que eles se familiarizem com o método científico, assim como uma maneira alternativa de planejamento das aulas e por fim apresentar a apostila para ser utilizada como meio didático da aula expositiva.


Palavras-chave


Metodologia ativa; Material didático; Aulas práticas; Ensino médio.

Referências


BUSATO, I. R. H. Desenvolvimento de metodologia adequada à disciplina de Biologia, que permita uma diminuição da visão fragmentada do saber e contemple uma visão mais integrada e holística. 2001. Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

 

CARRAHER, D. W. et al. Caminhos e descaminhos no ensino de ciências. São Paulo: Ciência e Cultura, v. 37, n. 6, jun. 1986.

 

SOUZA, S. E. O USO DE RECURSOS DIDATICOS NO ENSINO ESCOLAR. In: I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: “Infância e Práticas Educativas”. Arq Mudi. 2007.

DELLA JUSTINA, L. A.; FERLA, M. R. A utilização de modelos didáticos no ensino de genética-exemplo de representação de compactação do DNA eucarioto. Arquivos do Museu Dinâmico Interdisciplinar, 10.2: 35-40. 2013.

 

LIMA, V. V. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 21: 421-434. 2016.

 

RAMOS, L. B. D. C.; ROSA, P. R. D. S. O ensino de ciências: fatores intrínsecos e extrínsecos que limitam a realização de atividades experimentais pelo professor dos anos iniciais do ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências, 13(3), 299-331. 2016.

 

SARMIERI, V. S.; JUSTINA, L. A. Fatores inibidores da atividade pedagógica. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 12. Curitiba; 1CD. 2004.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.