##manager.scheduler.building##: Pavilhão do SEPT UFPR
##manager.scheduler.room##: Pavilhão
Última alteração: 08-10-2019
Resumo
Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência com o ensino de Arte na Educação Infantil desenvolvida no Programa de Residência Pedagógica – PRP do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá – UEM/CRC na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Jardim Aeroporto. Considerando como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, esta investigação privilegiou como fontes de pesquisa os documentos oficiais que norteiam a construção dos currículos escolares. Como referenciais teóricos foram consultados autores como Barbosa (1979; 1991) e Fusari e Ferraz (2001) que discutem a Arte no âmbito educacional. Dessa forma, iremos descrever a metodologia de ensino utilizada na “Semana de Arte no Pré II”. Durante o trabalho fica evidente como o PRP contribue para a formação inicial dos discentes do curso de Pedagogia, pois neste caso, permitiu aos alunos compreenderem a importância do ensino da Arte para formação da criança e como o fazer artístico pode auxiliar de forma positiva e necessária para o processo de ensino e aprendizado infantil.
Palavras-chave
Referências
BARBOSA, A. M. T. B. A Imagem no Ensino da Arte. São Paulo: Editora Perspectiva, 1991.
BARBOSA, A. M. T. B. Teoria e Prática da Educação Artística. 3. ed. São Paulo: Cultrix, 1979
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. MEC: Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 01. 07. 2019.
BRASIL. 1997. Parâmetros Curriculares Nacionais - Arte. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, v. 6.
FUSARI, M. F. R; FERRAZ, M. H. C. T. Arte na Educação Escolar. São Paulo: Cortez, 2001.
MARTINS. Mirian Celeste Ferreira Dias. Didatica do ensino de arte: a Língua do mundo: poetizar, fluir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.
SANTOS, S. M. P. Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
ZANON, D.P.; ATHAUS, M.T.M. Didática II. Ponta Grossa, PR: UEPG/NUEAD, 2010.