##manager.scheduler.building##: Setor Jardim Botânico- Bloco Verde
##manager.scheduler.room##: 10
Data: 14-11-2019 03:00 – 03:45
Última alteração: 01-11-2019
Resumo
Este projeto de trabalho surgiu da necessidade de reforçar a compreensão dos alunos a respeito das operações básicas e da porcentagem, a fim de estimular o cálculo mental. Para tanto resolvemos utilizar a educação financeira como contexto e o uso de jogos como metodologia para tal ação. Desta forma, decidimos confeccionar uma adaptação do jogo Banco Imobiliário, tendo como tema geral os bairros de Curitiba e como tema matemático a porcentagem. Nos momentos que antecederam a elaboração do jogo pesquisamos como cálculo mental, educação financeira e porcentagem aparecem na Base Nacional Comum Curricular e nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica com intenção de verificar se nossa proposta estaria adequada. Também procuramos argumentar a importância do uso de jogos no ensino de matemática, expondo como esta metodologia pode diminuir a indisciplina e desenvolver autonomia nos alunos através das regras e interações sociais enquanto o conteúdo matemático é trabalhado de forma lúdica. Pesquisamos a respeito do jogo Banco Imobiliário, com o objetivo de entender melhor o seu contexto e funcionamento. A Fim de enriquecer a adaptação do jogo, tanto na estética quanto na jogabilidade, resolvemos verificar que mudanças eram presentes nas diferentes versões comerciais do Banco Imobiliário. De maneira similar, verificamos que mudanças eram feitas neste jogo quando ele era utilizado para o ensino de matemática. Começamos o processo de elaboração acrescentando uma dificuldade às cartas bônus, a resolução de expressões matemáticas, permitindo o reforço de operações básicas e números inteiros. Em seguida optamos por acrescentar cartas de desconto para os jogadores, sendo descontos simples de serem calculados mentalmente como, 10%, 20%, 25%, 50% e 100% aplicados nas eventuais aquisições dos jogadores. Para garantir um contato frequente dos alunos com a porcentagem optamos por colocar este artifício na rolagem dos dados também, porém isto foi possível apenas com 10%, 20% e 50%. Após testes preliminares decidimos diminuir a quantidade de casas presentes no tabuleiro, podendo assim proporcionar ao aluno uma experimentação do jogo mais rápida, facilitando a aplicação do jogo no curto tempo do contexto escolar. Durante o jogo os alunos conseguiram perceber as relações entre porcentagem e divisão, verificando a porcentagem através da divisão de um número por outro.
Palavras-chave
Referências
BORBA, F. M. Jogos matemáticos para o ensino de função. 140f. Dissertação, Universidade Luterana do Brasil, 2016 Disponível em: <http://www.ppgecim.ulbra.br/teses/index.php/ppgecim/article/viewFile/95/89>. Acesso em: 11 mar. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 3ª Versão. Brasília, DF, 2017.
DIVULGADOR DE NOTÍCIAS. Escolas têm até o fim do ano para implementar Educação Financeira. EXAME, 26 de Março de 2019. Disponível em:< https://exame.abril.com.br/negocios/dino/escolas-tem-ate-o-fim-do-ano-para-implementar-educacao-financeira/>. Acesso em: 26 jun. 2019.
MENDES, M. O jogo Banco Imobiliário Sustentável e os conceitos de educação para a sustentabilidade na infância. 22f. Monografia, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Rio Grande do Sul, 2016. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/made/article/view/46373/30138>. Acesso em: 11 mar. 2019.
METRO JORNAL SÃO PAULO. Desemprego e descontrole levam à inadimplência; veja dicas para limpar o seu nome. METRO, 01 de Julho de 2019. Disponível em:<https://www.metrojornal.com.br/foco/2019/07/01/desemprego-e-descontrole-levam-inadimplencia-veja-dicas-para-limpar-o-seu-nome.html>. Acesso em: 05 jul. 2019
REIS, M. V. A. Banco Imobiliário educacional: uma ferramenta para o ensino de matemática. 134f. Dissertação. Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: <https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=95040>. Acesso: 11 de Mar. de 2019.
RODRIGUES, Hellena de Araújo. Breve comentário dos capítulos a respeito de prevenir e remediar a indisciplina presentes no livro ‘Como enfrentar a indisciplina na escola’ de Silvia Parrat Dayan a partir de minhas experiências docentes. 2014. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2014. Disponível em:<https://lume.ufrgs.br/handle/10183/105256>. Acesso em: 21 jan. 2019.