Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

Tamanho da fonte: 
O GÊNERO DISCURSIVO TIRINHA, APRESENTADO COMO ELEMENTO LÚDICO E SUA DECORRENTE “COOPTAÇÃO” DA ATENÇÃO E INTERESSE DOS DISCENTES
Ismael Carvalho Nascimento, Silvana Maria Cardoso, Evandro de Melo Catelão

##manager.scheduler.building##: Setor Jardim Botânico- Bloco Verde
##manager.scheduler.room##: 10
Data: 14-11-2019 03:45  – 04:00
Última alteração: 01-11-2019

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma possibilidade de sequência didática com o gênero do discurso tirinha desenvolvida para as intervenções do Programa de Residência Pedagógica (CAPES 06/2018) em uma escola pública do Paraná e entre alunos do 1º ano do ensino médio. Para tanto, foi empregado o modelo de sequência didática de Schneuwly, Noverraz e Dolz (2004), além de uma adaptação dos elementos para uma sequência didática de Cassany (1999). A sequência teve um momento de preparação no qual se selecionou o gênero tirinha e o tema política como elemento de representação da tarefa e formulação do projeto com seus objetivos de aprendizagem; o segundo passo aconteceu com a realização da tarefa com ênfase no entendimento e interpretação de imagens da temática mencionada, parâmetros da situação sociodiscursiva em questão, os processos de textualização, escrita, reescrita e retextualização; por fim a avaliação se deu através de quatro atividades que implicaram em interpretação inicial escrita, produção de tirinha e reescrita no gênero miniconto. Essa tarefa visou principalmente atender a um dos objetivos do ensino de língua portuguesa que trata da competência textual e suas capacidades formativa, transformativa e qualificativa do texto (TRAVAGLIA, 2005). A sequência didática foi desenvolvida em 12 encontros, com 50 minutos cada, e foi dividida em cinco módulos, aplicados em 4 turmas do 1º ano. Como resultados da aplicação da sequência observamos uma efetiva participação dos alunos ao que se refere a produção de tirinha, participação da discussão política e reescrita de conceito em formato diferente. Além disso, no que diz respeito a escrita, a reescrita e a retextualização foi constatado uma melhora significativa entre a produção inicial e final dos alunos. No tocante ao tema político, notou-se que os alunos que inicialmente se mostraram indiferentes ao assunto, passaram a demonstrar maior grau de participação nas discussões e produções.


Palavras-chave


Tirinha; política; miniconto; ensino; residência pedagógica, sequência didática

Referências


TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 2005.

 

SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. E colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro]. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004.

CASSANY, D. Construir la Escritura. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, 1999.

MARCUSCHI, L. A. Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da

Educação Básica do Paraná. Curitiba: SEED, 2008.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.