Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

Tamanho da fonte: 
A Criptografia no Ensino Básico
Pedro Henrique Monferino Mancini, Flavia Dinnies Carneiro Santos

##manager.scheduler.building##: Setor de Sociais Aplicadas
##manager.scheduler.room##: 201
Data: 13-11-2019 01:45  – 02:00
Última alteração: 31-10-2019

Resumo


O trabalho apresentado neste texto trata-se de uma Situação Desencadeadora de Aprendizagem elemento da Atividade Orientadora de Ensino que considera uma interdependência na ação pedagógica entre o conteúdo de ensino, as ações educativas e os sujeitos que participam da atividade de ensino (MOURA et al., 2010) onde a escola é vista como um espaço que possibilita a aprendizagem e a apropriação da cultura humana de forma intencional. O professor em sua atividade de ensino desencadeia e potencializa a atividade de aprendizagem do estudante incluindo-os no grupo social que estão presentes. A SDA analisada foi uma das situações desenvolvidas no Clube de Matemática, um projeto iniciado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), para alunos dos 7º, 8º e 9º anos de uma escola estadual de Curitiba. As situações desencadeadoras de aprendizagem trabalhadas no projeto têm como objetivo apresentar uma matemática contextualizada para os alunos, para que eles compreendam, analisem e discutam sobre o conhecimento matemático e deem sentido ao conhecimento apropriandose dos conceitos abordados. A SDA analisada neste texto conta-nos sobre o conceito de Criptografia e um de seus usos históricos, a Cifra de Vigenère. A palavra Criptografia, também conhecida como Cifra, origina-se do grego, pela união das palavras kruptós, que significa “secreto” ou “oculto”, e grafia, que quer dizer “escrita”, pode-se considerar que ela foi gerada da necessidade humana de se comunicar de maneira sigilosa e seu princípio é simples, escolher com quem você quer compartilhar suas informações ou dados tornando a mensagem incompreensível para pessoas não autorizadas. Considerando o crescente uso de dados e informações em algumas ferramentas de uso cotidiano, como em mensagens de texto e transações bancárias entende-se que a compreensão do funcionamento da Criptografia e sua necessidade em nossa sociedade atual é algo relevante para os alunos. O ensino da Criptografia na Educação Básica pode introduzir essa ferramenta, tão utilizada na sociedade, no processo educacional, assim como conceitos matemáticos, por exemplo, matrizes inversas e funções inversas. Buscamos ensinar aos alunos sobre a codificação e decodificação de mensagens para apropriação desse conhecimento tão pertinente a era tecnológica que vivemos, onde precisamos proteger as informações e dados pessoais.

Palavras-chave


Criptografia; Situação desencadeadora de aprendizagem; Atividade orientadora de ensino; Educação Matemática.

Referências


BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. v. 2, Brasília, 2002.

DANTAS, A. A. A Criptografia no Ensino Fundamental e Médio. 2016. 42 f. il Monografia (Especialização em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2016.

D’AMBROSIO, B. S. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates. SBEM. Ano II. n. 2. Brasília p. 15-19. 1989.

GROENWALD, C. L. O.; OLGIN, C. A. Currículo de Matemática no Ensino Médio: atividades didáticas com o tema Criptografia. In: CONFÊRENCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 2011, Recife. Anais... Recife: CIAEM, 2011. Disponível em: < https://ciaem-redumate.org/ocs/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/index>. Acesso em: 03 jun. 2019.

TAVARES, N. P. et al. Criptografia: Uma ferramenta de ensino das operações matriciais. In: IV CONEDU, 2017, Joao Pessoa. Anais... Campina Grande: CONEDU, 2017. Disponível em: < http://conedu.com.br/2017/>. Acesso em: 03 jun. 2019.

THAWTE. History of Cryptography: an easy way to undestand history of cryptography. Estados Unidos da América. 2013.

LITOLDO, B. F.; LAZARI, H. Uma Análise do uso da Criptografia nos Livros Didáticos De Matemática Do Ensino Médio. Revista Matemática, Ensino e Cultura, n. 17, p. 135 – 156, set. - dez., 2014.

MOURA, M. O. de. A atividade de ensino como unidade formadora. Bolema, Ano II, n. 12. p. 29-43, 1996.

MOURA, M. O. de et al. Atividade Orientadora de Ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. Revista Diálogo Educacional. v. 10, n. 29, Curitiba, p. 205-229, jan-abr. 2010.

MOURA, M. O. de; LANNER de MOURA, A. R. Escola: um espaço cultural. Matemática na educação infantil: conhecer, (re)criar - um modo de lidar com as dimensões do mundo. Diadema, 1998.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.