Tamanho da fonte:
Estudo de Gêneros e produção de sentidos: o ensino de propaganda entre alunos do 7º do ensino fundamental
##manager.scheduler.building##: Setor de Sociais Aplicadas
##manager.scheduler.room##: 205
Data: 12-11-2019 12:45 – 01:00
Última alteração: 31-10-2019
Resumo
O objetivo deste estudo é trazer dados sobre o desenvolvimento de uma sequência didática (SD) e resultados de sua aplicação que visava analisar as habilidades de leitura em textos multimodais e produção de relato, pautado no gênero propaganda. O estudo foi realizado em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental II pelo programa da Residência Pedagógica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Metodologicamente, para o método de escrita e estudo de texto, utilizou-se o modelo de Cassany (1999) que prevê a escrita pela análise dos seguintes elementos: planificação, conteúdos, situação discursiva (intenção, destinatários, enunciadores, etc), textualização, revisão e reescrita. Além disso, a SD foi inspirada em Dolz e Schneuwly (2004) e por Marcuschi (2008). A experiência de SD teve início, no primeiro módulo, com a apresentação do gênero propaganda a fim de avaliar os conhecimentos prévios dos alunos acerca do gênero, além de suas características multimodais (KÖCHE, BOFF, MARINELLO, 2013). Em seguida, no segundo módulo aplicou-se o exercício de fixação sobre o gênero propaganda com a correção realizada oralmente com os alunos. No terceiro módulo aplicou-se a produção de um texto do gênero relato, com base na propaganda sobre “conscientização da segurança no trânsito” (Programa #MaioAmarelo). Posteriormente, no quarto módulo abordou-se noções de paragrafação e pontuação, como conteúdo da análise linguística. No quinto módulo, deu-se continuidade à revisão dos sinais de pontuação aplicando exercícios de fixação corrigidos oralmente e, no último módulo, foi proposta a reescrita. Os resultados da aplicação mostraram uma progressiva sistematização/reflexão sobre temas presentes nas placas e nas personagens da propaganda (deficiência física, ciclismo, infância, terceira idade, motociclismo e família). Quanto à produção escrita do gênero, o processo de reescrita possibilitou uma reflexão sobre a planificação e a situação discursiva visada pelo relato, mostrando ser positivo quanto às habilidades argumentativas e narrativas incitadas pelo contexto sociodiscursivo.
Palavras-chave
ensino; relato; residência pedagógica; multimodalidade
Referências
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização por Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
KÖCHE, Vanilda Salton; BOFF, Odete Maria Benetti; MARINELLO, Adiane Fogali. Leitura e Produção Textual. Petrópolis: Vozes, 2013.
CASSANY, D. Construir la Escritura. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, S. A, 407 p, 1999.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização por Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.