##manager.scheduler.building##: Pavilhão do SEPT UFPR
##manager.scheduler.room##: Pavilhão
Última alteração: 08-10-2019
Resumo
Apresentamos através deste trabalho uma proposta de ensino de Biologia de forma diferente da abordagem tradicional da sala de aula, e qual chamamos de Clube da Biologia. O clube consiste na realização de atividades práticas a partir de conceitos científicos biológicos, oportunizando para o aluno participante o desenvolvimento de habilidades científicas, pessoais e sociais de forma integrada, dando vida e sentido aos conteúdos trabalhados em sala de aula, promovendo sua participação cidadã na comunidade da qual faz parte. As atividades ocorrem semanalmente em horário de contraturno e são elaboradas por instrutores, residentes do programa Residência Pedagógica, partindo de propostas e interesses dos próprios alunos, sendo revisadas e coordenadas pela professora receptora do programa. O objetivo do clube é instigar a curiosidade pela ciência, a alfabetização científica, o crescimento pessoal e social do aluno, além de contribuir para a formação profissional do residente.
Palavras-chave
Referências
BUCH, Gisele M.; SCHROEDE, Edson - CLUBES DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES COORDENADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BLUMENAU (SC). Em: V Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO-SUL) IV Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação em Ciências do International Council of Associations for Science Education (ICASE), p.8, Setembro de 2011., disponível em: <http://www.uel.br/ccb/biologiageral/eventos/erebio/comunicacoes/T176.pdf> , consultado em 28 junho 2019.
CHASSOT, A. Sete escritos sobre educação e ciência. São Paulo: Cortez, 2008.
DELIZOICOV, Demétrio. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
DELORS, Jacques. Educação: um Tesouro a Descobrir (Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI). UNESCO – Brasil. Brasília. 2010. P. 31-33.
MANCUSO, R.; t al. Clubes de Ciências: criação, funcionamento, dinamização. Porto Alegre: SE/CECIRS, 1996.