##manager.scheduler.building##: Setor de Sociais Aplicadas
##manager.scheduler.room##: 201
Data: 12-11-2019 03:00 – 03:15
Última alteração: 31-10-2019
Resumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como principal propósito apresentar a sala de aula e o ambiente escolar aos alunos das fases iniciais dos cursos de licenciatura, possibilitando aos então pibidianos, o começo de suas experiências na vida docente. O programa como um todo é pensado a fim de contribuir com a formação e crescimento profissional dos acadêmicos, aliando teoria e prática e, principalmente, aproximando a academia das unidades escolares participantes do projeto. Partindo desta perspectiva, o presente artigo caracteriza-se como um relato das experiências vividas e das atividades promovidas pelos pibidianos do curso de História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, dentro e fora da Escola de Ensino Básico Saad Antônio Sarquis, localizada no município de Chapecó (SC), de agosto de 2018 até o presente momento. Inicialmente, comenta-se acerca do processo de implementação do PIBID na UFFS no ano de 2018, no que diz respeito, especificamente, ao subprojeto de História do núcleo de Chapecó. Seguindo, discorre-se sobre a história, a organização e o modo como o corpo escolar da EEB Saad Sarquis recepcionou e adaptou-se a inserção dos pibidianos em sua rotina. Posterior a isso, é o momento em que será feito os relatos das atividades realizadas durante o projeto. Para corporificar tais relatos, têm-se como fontes e referências os diários de bordo dos pibidianos, bem como o Projeto Político Pedagógico da escola e publicações acadêmicas que abordam a temática educacional e evidenciam a importância do programa tanto para a iniciação à docência e formação dos licenciados, quanto para a dinamização da comunidade escolar. Dentre os autores citados no texto, pode-se dar ênfase aos historiadores Fernando Vojniak e Everton Bandeira Martins, ambos docentes do curso de História da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó. Concluindo o presente texto, é então relatado as atividades fora da espaço físico escolar, onde cabe citar como exemplo, as palestras de formação e reuniões ocasionadas nas dependências da universidade. Refletindo acerca dos relatos dos pibidianos e de todas as experiências vivenciadas durante os dois semestres de atividades até então realizadas pelo programa, conclui-se que a participação nesse projeto foi e continua sendo de muita valia no que diz respeito a interação entre a universidade e as escolas e, principalmente, a valorização da formação docente, uma vez que possibilita a união de teoria e prática no desenvolver das atividades didático-pedagógicas pensadas a fim de promover uma melhoria das práticas dentro da escola e para a comunidade escolar como um todo.
Palavras-chave
Referências
CARVALHO, Diana Carvalho de; QUINTEIRO, Juricema. A formação docente e o Pibid: dilemas e perspectivas em debate. EntreVer, Florianópolis, v. 3, n. 4, p. 1-12, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/34259. Acesso em: 20 jul 2019.
ESTADO DE SANTA CATARINA. Escola Estadual de Educação Saad Antônio Sarquis. Projeto Político Pedagógico 2018. Chapecó, 2018, 39 p.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 21 ed. São Paulo: Loyola, 2006.
MARTINS, Everton Bandeira; MOURA, Vanessa de. Projeto Político Pedagógico (PPP): A busca por uma Gestão mais Democrática. In: TAUCHEN, Gionara (Org.). Gestão Educacional: olhares emergentes. Rio Grande: Editora FURG, 2012. cap. 4, p. 55-64.
STURION, Gilma Lucazechi. Programa de alimentação escolar: avaliação do desempenho em dez municípios brasileiros. 2002. 287f. Tese (Doutorado em Alimentos e Nutrição). Faculdade de Engenharia de Alimentos. Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.
VOJNIAK, Fernando. O Sujeito Intelectual: Leituras de Joseph Jacotot (1770-1840) no Brasil. In:_________. História e Linguagens: Memória e Política. [S.l.]: Paco Editorial, 2015. cap. 7, p. 163-211