Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

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O ensino do gênero poema por um recorte das três gerações do Romantismo Brasileiro no Programa de Residência Pedagógica
Ken Aarã Gonçalves da Maia, Isabella Gaboardi Fagundes, Evandro de Melo Catelão

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Data: 13-11-2019 04:00  – 04:15
Última alteração: 31-10-2019

Resumo


O presente trabalho foi desenvolvido como uma maneira de documentar e socializar os resultados de uma sequência didática (doravante SD) com a abordagem do gênero poema, selecionado tendo em vista sua possibilidade de aplicação na atuação profissional dos alunos como futuros professores do ensino básico. A atividade foi aplicada a duas turmas de segundo ano do ensino médio-técnico do curso de magistério em um colégio público da cidade de Curitiba. O estudo partiu da necessidade de um plano de intervenção didática dos residentes no programa de Residência Pedagógica em Língua Portuguesa apresentado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (CAPES 06/2018). A SD em questão teve como objetivo analisar os aspectos estruturais do gênero discursivo poema inseridos em exemplares das três gerações do Romantismo Brasileiro. Como fundamentos teóricos, foram utilizados estudos sobre o gênero (GOLDSTEIN, 1998) e a escola romântica (COUTINHO, 1980) e materiais teórico/metodológicos sobre o assunto (KÖCHE & MARINELLO, 2017). Metodologicamente para as aulas, o estudo se inspirou no modelo de SD de Schneuwly, Dollz & Noverraz (2004), além de uma adaptação do modelo de SD de Cassany (1999). Com base nos conceitos de preparação, realização e avaliação de uma SD a temática e o gênero foram abordados em 6 aulas, divididas em módulos, com atenção particular à planificação do gênero, conteúdo, situação sociodiscursiva, textualização e revisão dos textos. Resultados mostraram progressão conceitual e procedimental satisfatória no que se refere ao entendimento do gênero poema e às atividades de escansão/produção pelos alunos. Em relação aos aspectos conceituais, os alunos apresentaram em suas produções maior entendimento da escola romântica e fases/grupos com base na análise de cada poema. A retextualização, por sua vez, proporcionou encarar o texto por seus princípios dialógicos a partir das capacidades transformativas do plano composicional do texto.


Palavras-chave


Residência Pedagógica; Gêneros discursivos; Poema; Romantismo Brasileiro; Ensino.

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