Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

Tamanho da fonte: 
A CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE EM LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.
Ana Isabel De Sousa Amorim, Andresa Xavier, Aline Lemos Hernandes, Isadora Paiva Espinosa, Luis Alberto Pinheiro Pereira

##manager.scheduler.building##: Setor de Sociais Aplicadas
##manager.scheduler.room##: 03
Data: 12-11-2019 04:15  – 04:30
Última alteração: 31-10-2019

Resumo


O presente trabalho consiste em dissertar sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas na E.E.EM Jerônimo Mércio da Silveira durante o projeto Residência Pedagógica e, em paralelo, discutir como a prática docente se constrói em um contexto de imersão, no ambiente escolar, no ensino de língua espanhola. O núcleo Línguas Adicionais da Residência Pedagógica é formado por 24 discentes do curso de Letras - Línguas Adicionais que atuam em diferentes escolas do estado do Rio Grande do Sul, neste trabalho discutimos as intervenções realizadas por 8 destas discentes.

As práticas as quais este trabalho fazem referência começaram no primeiro semestre de 2019 e estarão em desenvolvimento até o segundo semestre do mesmo ano. Para elaborar as propostas de intervenções consideramos os Parâmetros Curriculares Nacionais que preveem conteúdos e métodos a serem utilizados na sala de aula. Além de evidenciar a importância da língua adicional como um direito. Neste sentido, as práticas aqui presentes buscam relacionar a língua com sua cultura, e, por sua vez, com diversos contextos de usos e possibilidades.

Em turmas de 6º ao 9º ano do ensino fundamental e de 1º a 3º ano do Ensino Médio, as discentes aplicaram intervenções relacionadas à música, cultura e ao uso cotidiano da língua. Através de atividades escritas, de conversação, compreensão auditiva e de compreensão leitora, visou-se fomentar a importância do espanhol para além das avaliações e desmistificar crenças e mitos sobre o ensino e a aprendizagem de língua adicional. Através de aulas estruturadas em temas transversais, como literatura, nacionalidade, cultura e sociedade, tornou-se possível ensinar a gramática de forma a propor a participação individual e em grupo dos alunos. Por fim, os alunos de 1º a 3º ano do Ensino Médio foram preparados para se apresentar no sarau, ocorrido no Centro Cultural de Candiota, onde apresentaram músicas e poemas da cultura hispânica.

Para o segundo semestre de 2019, espera-se continuar e finalizar o trabalho com os temas escolhidos inicialmente e estabelecer o desenvolvimento dos alunos através das intervenções aplicadas.


Palavras-chave


docência, imersão, intervenção

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.