Interdisciplinaridade no Ensino de Arte na escola: a experiência do PIBID Arte/Teatro na EEB Simão José Hess
Nathália Albino de Souza, Helena Maia Antoniassi, Heloise Baurich Vidor, Lucy Barbosa Pina Pereira
##manager.scheduler.building##: Setor de Sociais Aplicadas
##manager.scheduler.room##: 203
Data: 12-11-2019 02:30 – 02:45
Última alteração: 31-10-2019
Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – tem se mostradofundamental na formação dos jovens professores da Licenciatura em Teatro da UDESC. Esseessencial e delicado encontro da teoria com a prática acontece na escola EEB Simão JoséHess, onde os licenciandos têm a oportunidade de experienciar com turmas de EnsinoFundamental e/ou Médio o que têm aprendido no curso. A experiência é perpassada pelasidealizações, convergências, divergências, primeiros erros e acertos que resultam para oacadêmico em uma compreensão mais realista da escola. Este artigo abordará duas questõesprincipais que emergiram ao longo da experiência desenvolvida desde agosto de 2018. Aprimeira é a condição colocada pelo Edital PIBID/2018 de inserção dos pibidianos no campoescolar na primeira metade da graduação, que faz com que os acadêmicos se deparem coma prática de ensino precocemente, de modo concomitante às primeiras aulas defundamentação teórica da Licenciatura. Esta condição, por um lado, proporciona acontextualização do conteúdo das disciplinas, por outro, pode prejudicar a experiência dosalunos da escola pela inaptidão dos futuros docentes. A segunda questão diz respeito aocontexto das escolas estaduais do Estado de Santa Catarina, que adotam para o ensino deArte um único docente que aborde as diferentes linguagens artísticas, sem atender àsexigências colocadas pela Lei 13.278/2016. No caso do projeto PIBID/ Teatro da UDESC, oslicenciandos precisam relacionar o conteúdo de suas propostas docentes com as propostasda professora supervisora do PIBID, cuja formação é em Artes Visuais, revelando aoslicenciandos a realidade das escolas estaduais, onde, apesar de terem uma formaçãoespecífica em Teatro, Música, Artes Visuais ou Dança, os professores precisam lidar com ademanda de ensino de diferentes modalidades artísticas além da sua de formação. Essaopção de trabalhar com a supervisora de outra linguagem artística foi feita com o intuito deverificar o potencial de uma abordagem interdisciplinar para o ensino de Arte na Escola. Apluralidade de linguagens no ensino de Arte vai ao encontro de uma proposta híbrida deabordagem artístico-pedagógica, vinculada aos princípios da Arte Contemporânea e doTeatro Contemporâneo, especificamente. Essas questões nortearam a escolha do campopara o desenvolvimento do projeto. Notamos, até o momento, resultados variados: ora seconsegue uma interface entre as linguagens, ora não se alcança uma propostaverdadeiramente dialógica. Pretende-se, assim, refletir sobre a formação do professor de Artena escola, especificamente nos moldes atuais do PIBID em uma abordagem interdisciplinarpara o ensino das artes na escola pública.
Palavras-chave
Pedagogia do Teatro; Interdisciplinaridade; Formação de professor; Ensino de Arte
Referências
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Arte / Secretaria de Educação Fundamental.Brasília: MEC/SEF, 1997.http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf
FELÍCIO, Helena Maria dos Santos. O PIBID como “terceiro espaço” de formação inicial deprofessores. Rev. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 42, p. 415-434, maio/ago. 2014.https://www.redalyc.org/pdf/1891/189131701006.pdf
NEITZEL, Adair de Aguiar; FERREIRA, Valéria Silva; COSTA, Denise. Os impactos do Pibidnas licenciaturas e na Educação Básica. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 18, n.especial, 2013, p. 98-121.
12
PIMENTA, Selma Garrido (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. 3. ed. São Paulo:Cortez, 2002.
QUEIROZ, Cemy; ALMEIDA, Simone de França; OLIVEIRA, Luiz Michel Marques de. Artena Escola: um relato de experiência no contexto do projeto PIBID interdisciplinar Artes Cênicase Música. In: Seminário Estadual PIBID do Paraná, 2., 2014. Foz do Iguaçu. Anais... Foz doIguaçu: UNIOESTE, UNILA, 2014. p. 517-522.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.
VEBER, Andréia. PIBID Interdisciplinar Artes Cênicas e Música UEM: reconstruindo o lugarda Arte na escola. Disponível em:http://www.abemeducacaomusical.com.br/foruns/docs/PIBID_INTERDISCIPLINAR_UEM.pdf Acesso em: 19 de julho de 2014.
Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos.
Clique aqui para criar um cadastro.