Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

Tamanho da fonte: 
Primeira Experiência no PIBID: Discutindo Vírus e HIV no Ensino Médio
Fernanda Cristine Fernandes Macedo, Nicoly de Paula, Lia Maris Orth Ritter Antiqueira

##manager.scheduler.building##: Pavilhão do SEPT UFPR
##manager.scheduler.room##: Pavilhão
Última alteração: 09-10-2019

Resumo


Os vírus são organismos simples, constituídos pelo material genético DNAou RNA, conhecidos popularmente por sua patogenicidade. Um dosexemplos mais conhecidos é o vírus da Imunodeficiência humana (HIV), oqual tem sido bastante discutido dada a gravidade da doença por elecausada e pelo fato de sua cura ainda estar em processo de estudo. ASíndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é uma patologia que semanifesta gradativamente após a infecção pelo HIV. A ocorrênciaconstante de casos de pessoas infectadas com o HIV demonstra anecessidade constante de campanhas de prevenção e alerta paraamenizar as ocorrências. Uma das alternativas importantes é discutir otema nas escolas, de forma a socializar o saber. Partindo desta premissa,dentro da atuação do núcleo Biologia do Programa PIBID UTFPR emPonta Grossa, propôs-se discutir o tema com os alunos 2° ano do ensinomédio, iniciando com abordagem teórica explicando os retrovírus, as
formas de contaminação e desenvolvimento da AIDS, bem comomecanismos de prevenção. Em seguida foram realizadas duas práticascom a finalidade de identificar se os alunos adquiriram conhecimento sobreo tema, na forma de debate sobre situações do cotidiano que permitissemidentificar riscos de contágio. Em seguida foi executada uma práticadenominada “Cadeia da transmissão,” com objetivo reconhecercomportamentos vulneráveis, identificar a cadeia de transmissão do HIV erefletir sobre a vivência sexual responsável. Os alunos demonstraramgrande interesse em participar e discutir sobre um tema atual e por vezesainda considerado como tabu na sociedade. Por meio das práticaspercebeu-se como a interação desperta interesse e atenção dos discentes,colaborando para troca de conhecimento e experiências, permitindo queao aluno exponha suas ideias e questionamentos colaborando para osucesso da aula e compreensão do conteúdo didático, bem como umaconscientização social tema proposto. A realização deste projeto foi degrande valia para todos envolvidos, pois abordou questões importantesquanto ao conteúdo vírus enfatizando as formas de contágio, prevenção epreconceitos gerados por conta da desinformação. Participaram dasatividades 75 alunos, contando-se com a colaboração da docentesupervisora da disciplina de Biologia.

Palavras-chave


Termo1: Prevenção; Termo2: Contaminação; Termo3: Atividade Prática

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.