Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

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JOGOS E ENSINO DE HISTÓRIA
Giulia Beatriz Schossler Plassmann, Thais Thomé, Aparecida Darc Souza

##manager.scheduler.building##: Setor de Sociais Aplicadas
##manager.scheduler.room##: 01
Data: 13-11-2019 02:00  – 04:30
Última alteração: 05-11-2019

Resumo


As aulas de história tendem a ser classificadas pelos alunos como chatas ou cansativas devido a diversos fatores que estão relacionados à quantidade de conteúdo ou ao método de ensino utilizado pelo professor. Entretanto, com a experiência que o PIBID fornece, torna-se perceptível a dificuldade em elaborar uma aula descontraída sabendo que a carga horária de alguns professores é imensamente sobrecarregada. Neste caso, é visível salientar a importância da presença das universidades nas escolas. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID contribui de forma positiva tanto para os alunos que estão cursando licenciatura, quanto para as escolas que estão recebendo os bolsistas e voluntários. Estas trocas de experiências e ensinamentos mostra como é ser professor, expondo as potencialidades, dificuldades e limitações do ensino público. Durante o período de um ano de projeto, foram elaborados dois jogos para o ensino de História direcionado ao conteúdo das séries iniciais. O primeiro jogo a ser elaborado é um quebra-cabeça feito por fotografias que representam a vida dos colonos e dos indígenas que viviam no interior do Paraná. O segundo é um jogo da memória composto por 10 pares de cartas formados por fotografias antigas e atuais de instituições e lugares públicos de Marechal Cândido Rondon. A metodologia utilizada consiste em discussões historiográficas sobre o ensino de História com o propósito de compreender as possíveis formas para a aplicação dos jogos. Nesse ínterim, foi elaborado um breve roteiro de observação com o intuito de refinar o olhar para a sala de aula a fim de coletar dados que contribuam para a construção dos jogos. Além disso, foi criado outro roteiro que explica as regras e as diversas possibilidades de utilizar os jogos como ferramenta pedagógica. Esta experiência foi realizada com os alunos do 3º, 4º e 5º ano da Escola Municipal Criança Feliz na cidade de Marechal Cândido Rondon. Os resultados da pesquisa ainda não estão concluídos, mas ao utilizar jogos como ferramenta de ensino, é possível construir uma aula divertida e atrativa, aproximando o aluno do conhecimento científico. Este método apresentou boas respostas, fez com que os alunos aprendessem o conteúdo e conseguissem lidar com o trabalho em equipe. Estes ensinamentos são fundamentais para os alunos das séries iniciais que estão recentemente inseridos em grupos sociais que não pertencem à família. Assim, o aluno desde cedo aprende a enfrentar os desafios e a respeitar a pluralidade que é viver em sociedade.

 


Palavras-chave


Quebra-cabeça, Jogo da Memória, Jogos, Ensino, História, PIBID;

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