Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

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EXPERIÊNCIAS ESTÉTICO-AMBIENTAIS: VIVÊNCIAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Carlos Alberto Soares dos Santos Filho, Morgana Welke, André de Azambuja Maraschin, Márcia Von Frühauf Firme, Clarissa Machado de Souza

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Data: 13-11-2019 03:00  – 03:15
Última alteração: 31-10-2019

Resumo


A seguinte pesquisa-intervenção foi realizada durante a terceira etapa do Programa Residência Pedagógica Núcleo Química e Física da Universidade Federal do Pampa Campus Bagé e elaborada em articulação com a componente curricular de Tópicos em Educação Estético Ambiental ofertada pelo curso de Licenciatura em Química. Esta etapa consiste na imersão dos residentes na escola-campo de atuação. Entende-se que a sala de aula é muito mais do que um espaço de difusão de conceitos científicos para seres análogos, mas sim, local no qual a diversidade e a particularidade de cada indivíduo está presente e deve ser considerada, sendo este o motivo de todas as turmas serem únicas. Em função disso, a Educação Estético-Ambiental leva em conta as perspectivas, os sonhos, os desejos, as esperanças e as utopias dos estudantes, promovendo o oposto da indiferença e da ausência de sentimentos (SILVEIRA, FREITAS, ESTEVEZ, 2018). Nesse sentido, a pesquisa-intervenção teve como objetivo compreender o significado do ambiente escolar para cada sujeito, que compõe um lugar coletivo, e compartilha diferenças, objetivos particulares e desafios distintos. Também, entender as influências que os indivíduos que dividem o mesmo espaço podem causar na vida uns dos outros, seja compartilhando momentos, passando pelos mesmos desafios ou enfrentando as mesmas dificuldades. O trabalho foi desenvolvido com uma turma de terceiro ano do ensino médio - EJA, período noturno, em uma escola estadual localizada no centro de Bagé em três etapas: Na primeira, desenvolveu-se a ideia do projeto com leituras e discussões proporcionadas pela componente de Tópicos em Educação Estético-Ambiental, onde nessa os residentes estão em sua formação no curso de licenciatura em Química; Na segunda etapa, foi feita a intervenção na sala de aula, onde os residentes ministram a componente de química, que subdividiu-se em três momentos: roda de conversa com aplicação de um questionário para os alunos; sorteio dos questionários respondidos entre os alunos; socialização das respostas; Na terceira etapa fez-se a análise e organização dos dados obtidos. Com base nos resultados obtidos da análise das informações, conclui-se que a intervenção cumpriu com o objetivo, de modo que foi possível promover a sensibilização dos estudantes a respeito do que significa o ambiente escolar para cada um, sendo considerado por todos um local que oportuniza a melhora de vida e formação de amizades. Desta forma, a interação entre os alunos demonstrou um potencial a ser explorado pelos residentes que passam a conhecer melhor os sujeito que frequentam suas aulas, os pensamentos que cada um tem e os desafios que enfrentam para estarem compartilhando deste local de encontros e socializações diárias.


Palavras-chave


residência pedagógica; intervenção; sensibilização

Referências


ESTÉVEZ, Pablo René. Los Colores del Arco Iris. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 2008

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Sustentabilidade e educação: um olhar da ecologia política - São Paulo: Cortez, 2012 - Coleção questões da nossa época; v. 39

MENDONÇA, Rita. Educação ambiental vivencial. Encontros e Caminhos: formação de educadoras (es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, v. 2, p. 118-129, 2007

TERRA SILVEIRA, W.; SALOMÃO DE FREITAS, D.P. ; ESTEVEZ, P. R. . EDUCAÇÃO ESTÉTICO-AMBIENTAL (VERBETE). PRESENÇA PEDAGOGICA, 2018

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