Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

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As articulações entre amizade, currículo e escola: os discursos dos professores
Sarah Apfelgrün, Gicele Maria Cervi

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Data: 13-11-2019 05:15  – 05:30
Última alteração: 31-10-2019

Resumo


Esta pesquisa propôs trazer o tema a amizade na prática docente. O estudo justifica-se por parecer plausível elaborar questões sobre as potencialidades (ou não) da amizade no ambiente pedagógico. A questão-problema que norteou a investigação foi: quais as articulações entre amizade, currículo e educação escolar no cotidiano escolar que portam as práticas discursivas destes professores? O objetivo geral visava problematizar a relação entre currículo, educação escolar e amizade a partir das práticas discursivas de professores de escola pública. Para a elaboração da discussão teórica, dialogamos com: Aquino (2014), Castro (2014), Dussel e Caruso (2003), Foucault (2006), Ortega (1999), Silva (2005) e Varela e Alvarez-Uria (1992). Lida-se com a noção de escola enquanto instituição de “disciplinamento” (FOUCAULT, 2006) e de “maquinaria” (VARELA, ALVAREZ-URIA, 1992), que reforçam a formação de sujeitos úteis e rentáveis. Silva (2005) elenca que as identidades e subjetividades são produzidas pelo currículo, exposto aos exercícios de poder e saber, que define um percurso normativo para formar determinado sujeito. A amizade, entendida como relação que impulsiona, apresenta possibilidades, de acordo com Ortega (1999) forma sujeitos éticos a partir do cuidado de si com o outro. Segundo Loponte (2009) pode-se compreender as relações amistosas como a construção de uma coletividade, que se distancia das relações de domínio e poder. A investigação é de cunho qualitativo, de abordagem pós-crítica, tendo como objeto de análise o discurso. O instrumento usado para geração de dados foi o questionário, estruturado com perguntas abertas e fechadas, de maneira que explorasse o conceito de amizade nas relações entre os docentes e o espaço escolar. Treze professores de uma escola pública participaram da pesquisa. Com base nas respostas, pode-se observar se a amizade influi (ou não) na prática pedagógica docente. Para elaborar as análises, foram realizados distanciamentos e aproximações entre as escritas dos treze professores e a discussão teórica. Na primeira situação, foi analisado os dizeres sobre a amizade no cotidiano e nas situações rotineiras, que expuseram enunciados acerca de uma amizade íntima, voltada a laços familiares, distanciando-se de uma relação que traz outras perspectivas aos espaços de convívio. Na segunda situação, foi observado a amizade no cotidiano escolar, como relação de cumplicidade entre os professores e alunos, enquanto na terceira, enfatizou-se a amizade na prática docente, vista como relação de sociabilidade e cumplicidade nas ações pedagógicas e discussão de concepções. Infere-se que a amizade presente no espaço escolar e nas práticas discursivas dos professores é concebida como uma relação de cumplicidade entre os docentes, onde os relacionamentos são tecidos para auxiliar dentro e fora de sala de aula e reforçar ideias iguais.


Palavras-chave


Amizade; currículo; escola; prática discursiva

Referências


AQUINO, Júlio Groppa. Da autoridade pedagógica à amizade intelectual: uma plataforma para o éthos docente. São Paulo: Cortez, 2014. 200 p.

CASTRO, Edgardo. Introdução a Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. 160 p.

DUSSEL, I.; CARUSO, M. A invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar. São Paulo: Moderna, 2003. 255 p.

FOUCAULT, Michel; MACHADO, Roberto. Microfísica do poder.22. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2006. 295 p.

LOPONTE, Luciana Gruppelli. Amizades: o doce sabor dos outros na docência. Cad. Pesqui., São Paulo , v. 39, n. 138, p. 919-938, Dez. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742009000300012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 29 jul. 2019.

ORTEGA, Francisco. Amizade e estética da existência em Foucault. Rio de Janeiro : Graal, 1999. 184p.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: Uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. 156 p.

VARELA, Julia., ALVAREZ-URIA, Fernando. A Maquinaria escolar. Teoria & Educação. São Paulo, n. 6, p.68-96, 1992.


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