##manager.scheduler.building##: Setor de Sociais Aplicadas
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Data: 12-11-2019 12:30 – 12:45
Última alteração: 31-10-2019
Resumo
O PIBID é um programa que oportuniza a formação de graduandos dentro do universo da educação pública, o espaço escolar e o cotidiano da sala de aula. O projeto Educação Ambiental e Ambientalização Escolar do Setor de Educação/UFPR, que está sendo realizado no Colégio Estadual La Salle, tem por objetivo dialogar a ambientalização escolar, sensibilizar a comunidade escolar, incentivar a sustentabilidade, e proporcionar maior inter-relação do ser humano com a natureza. Os trabalhos desenvolvidos buscam propor um diálogo interdisciplinar sobre a qualidade do ambiente escolar e sua relação nos processos de ensino-aprendizagem, a partir da inserção de uma cultura socioambiental na escola. A Educação Ambiental é uma temática que se situa entre diferentes disciplinas, áreas de conhecimentos e saberes, na qual há a necessidade de um olhar ampliado para as relações inter e transdisciplinares. O projeto iniciou em agosto de 2018 e tem duração de 18 (dezoito) meses. A primeira etapa consistiu em observar os espaços escolares a partir de um roteiro diagnostico, analisando as fragilidades e potencialidades dos espaços, na qual, foram analisadas as necessidades e demandas da comunidade, além das possibilidades de se trabalhar no ambiente. Também foram realizados questionários de percepção com à comunidade escolar, constituída por docentes, funcionários, diretores e discentes, visando levantar os conhecimentos acerca dos assuntos abordados pelo projeto, como conceitos de ambientalização e sustentabilidade e como são praticados no Colégio La Salle. Os resultados obtidos possibilitaram a percepção de que o conceito de ambientalização escolar, apesar de ainda ser incipiente, desperta o interesse. Notou-se também que a escola possui espaços com fragilidades em relação a estrutura, em contrapartida outros com potencialidades de trabalhos que contribuam para a ambientalização escolar. Neste sentido, a primeira etapa do projeto foi fundamental para os diálogos sobre a necessidade da transformação do espaço escolar e do fortalecimento dos processos de identidade dos alunos com os mesmos. Sendo assim, a primeira atividade foi a implementação de uma biblioteca itinerante, que visa incentivar a leitura dos alunos a partir de seus gostos pessoais, e que reutilizou a reciclagem de pallets para a sua confecção como ação de ambientalização. Esta primeira etapa do projeto foi fundamental para direcionamento das ações futuras, pois junto com a observação de aulas e diálogos com a supervisora, foram planejadas práticas de docência e oficinas extraclasses contextualizadas com a realidade escolar e que foram iniciadas no ano de 2019. O projeto busca respeitar as mais variadas formas de saberes com uma postura pedagógica que valoriza a percepção do aluno sobre o espaço e cotidiano escolar ao relacionar os conteúdos em sua prática diária. Considera-se que a atuação no cotidiano do ensino público contribui em muito para uma formação completa do graduando. Entende-se também que a contribuição do projeto é de grande valia para ajudar a inserir uma cultura socioambiental, que irá refletir de formação biopsicossocial do educando e de toda comunidade escolar.