Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

Tamanho da fonte: 
PIBID LETRAS-PORTUGUÊS: UMA PROPOSTA MULTIMODAL SOBRE LINGUAGEM E IMAGEM - SEMIÓTICA E INTERACIONISMO
Luana Vargas de Andrade, Raquel Rosa Cardoso, Paloma de Jesus Alves, Ester Virginia de Lima Purim

##manager.scheduler.building##: Setor de Sociais Aplicadas
##manager.scheduler.room##: 202
Data: 12-11-2019 04:00  – 04:15
Última alteração: 31-10-2019

Resumo


Vinculado ao projeto PIBID - Letras Português, da Universidade TecnológicaFederal do Paraná, o presente artigo tem como foco apresentar o trabalho realizadocom a turma do EJA - Noite, do Colégio Estadual Avelino Antônio Vieira, com oobjetivo de trabalhar com os alunos a perspectiva multimodal e interacionista. Amultimodalidade, como discutiremos a seguir, é de extrema importância dentro dasociedade em que vivemos, sendo assim necessário que o aluno, como indivíduo,nesse contexto, saiba interpretar os textos e as informações que estão diante dele atodo momento. A temática interacionista parte para um viés de discussão e reflexãoacerca dos problemas que permeiam a sociedade, como o preconceito linguístico e aacessibilidade da educação, por exemplo. Usando de um cronograma de quatro dias,o projeto se dividiu da seguinte forma: 1) apresentação do vídeo Vida Maria, discussãoacerca de preconceito linguístico e dificuldades sociais relacionadas à educação, eprodução de texto (gênero carta); 2) abordagem da temática de variedade linguística ediscussão; 3) transposição midiática: a fim de elucidar o conteúdo de variedadelinguística, os alunos realizaram um exercício onde deveriam encontrar em algumamúsica de seu agrado, pontos relacionados ao conteúdo.

Palavras-chave


Multimodalidade; ensino; interacionismo; social; semiótica.

Referências


“Conheça os bastidores de "Vida Maria", animação que virou referência ao tratar dotrabalho infantil” – Por Raquel Marques, em 03/05/2017 – Disponível em: <https://www.chegadetrabalhoinfantil.org.br/noticias/materias/conheca-os-bastidores-devida-maria-animacao-que-virou-referencia-ao-tratar-do-trabalho-infantil/> Acesso em: 06 denovembro de 2017.
DELL’ISOLA, Regina Lúcia: Péret NOS DOMÍNIOS DOS GÊNEROS TEXTUAIS V.2 -Belo Horizonte, 2009. Pág. 53-70.
DIONISIO, Angela Paiva - VASCONSELOS, Leila Janot: Multimodalidade, Gênerotextual e Leitura. Múltiplas Leituras para o Ensino Médio / Clecio Bunzen, MárciaMendonça (Orgs.) - São Paulo: Parábola Editorial, 2013 (Estratégias de Ensino)
ESCARPA, Ester Mirian: Aquisição da Linguagem. In.: MUSSALIM, Fernanda;BENTES, Anna Christina (Orgs.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. SãoPaulo: Cortez, 2001. Pág. 203-232.
L. S. Vigotski: A Construção do Pensamento e da Linguagem. Tradução PAULOBEZERRA (USP) – Martins Fontes, São Paulo – SP, 2001.GÊNEROS MULTISSEMIÓTICOS E ENSINO: UMA PROPOSTA DE MATRIZ DELEITURA – Rosivaldo Gomes (UNIFAP) - Trem de Letras, v. 3, n. 1, 2017
PALMA, Dieli Vesaro: Variações linguísticas e os Diversos Gêneros da Esfera da Vidapública, profissional e familiar. A Reflexão e a prática do Ensino - Volume 1 / MárcioRogério de Oliveira Cana (Coordenador) - Editora Blucher, 2012.
RIGONATTO, Maria. Carta de Leitor . Disponível em:<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/carta-leitor.htm> Acesso em: 06 denovembro de 2017.
“Vida Maria” – Joelma Ramos e Márcio Ramos (2006) - Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=yFpoG_htum4> Acesso em: 06 denovembro de 2017.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.