Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

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MÚSICA TRADICIONAL DA ÁFRICA DO SUL: UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA EM UMA CLASSE DE 6º ANO
jeniffer de oliveira ferreira

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Data: 12-11-2019 03:45  – 04:00
Última alteração: 31-10-2019

Resumo


Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência docente, realizada por meio do Programa de Residência Pedagógica do Curso de Música da Universidade Estadual de Maringá. Tendo como tema Música Tradicional da África do Sul, essa proposta pedagógica foi posta em prática numa classe de 6º ano do ensino fundamental II no Colégio Estadual do Jardim Independência situado na cidade de Sarandi – PR. Posto em execução pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o programa Residência Pedagógica visa ajudar no desenvolvimento da prática dos alunos de licenciatura. No texto, exponho uma sucinta contextualização sobre o Programa de Residência Pedagógica. Neste relato, apresento a experiência de planejar essa proposta pedagógica, descrevendo sobre o que refleti e quais foram as referências que me embasaram, assim como descrevo os objetivos, a metodologia escolhida e sua importância para desenvolvimento dessa proposta, além de também discorrer sobre como os alunos a receberam. Realizamos músicas da África do Sul por meio de práticas envolvendo ritmos africanos e canto coletivo com letra de canções tradicionais oriundas da África do Sul, apreciações musicais, construção de instrumentos com materiais alternativos e percussão instrumental e corporal que, sem dúvida, foi o recurso mais utilizado.

Palavras-chave


Ensino Coletivo; Ensino de percussão; Ritmos africanos; Planejamento.

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