##manager.scheduler.building##: Setor de Sociais Aplicadas
##manager.scheduler.room##: 202
Data: 12-11-2019 03:45 – 04:00
Última alteração: 31-10-2019
Resumo
Palavras-chave
Referências
ALENCAR, Valéria Peixoto de. Música e cultura - Todo povo tem a sua música. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/musica-e-cultura-todo-povo-tem-a-sua-musica.htm?cmpid=copiaecola&cmpid=copiaecola>. Acesso em 18 de julho de 2019.
BENI, Letícia Tiene. Projeto residência pedagógica: os impactos da observação na formação acadêmica. In: Anais Fórum de Práticas de Ensino de Música FOPEM, Maringá, 2018. Disponível em: <https://npd.uem.br/eventos/ev/FOPEM>. Acesso em 18 de julho de 2019.
BLACKING, John. Música, cultura e experiência. TRADUÇÃO: SHOUTEN, André-kees de Moraes. In: Cadernos de Campo, São Paulo, n. 16, p. 1-304, 2007.
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. MEC: 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em 20 de julho de 2019.
CAPES. Programa de Residência pedagógica. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/pt/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica>. Acesso em: 18 de julho de 2019.
.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. Instrumentos Musicais Africanos. In: Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/instrumentos-musicais-africanos.htm>. Acesso em 20 de junho de 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários á prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MATEIRO, Teresa; SCHIMDT, Beatriz Woeltje. Práticas percussivas nas aulas de música do ensino fundamental. In: DAPesquisa, v.11, n.17, p.83-100, dezembro 2016.
MESQUITA, Cláudia Maria Souza. Percussão corporal no ensino de música1: três atividades para a educação básica. In: Música na Educação Básica. Londrina, v. 7, nº 7/8, 2016.
OLIVEIRA¹, Wilandia Mendes de. Uma abordagem sobre o papel do professor no processo ensino/aprendizagem. In: Múltiplos Saberes. Londrina, Vol. 23, 2014.
OLIVEIRA, Andréia Pires Chinaglia. O Canto coletivo no curso de Música PARFOR UEM. In: Anais XVII Encontro Regional Sul da ABEM, Curitiba, 2016.
PAIVA, Rodrigo Gupin. Percussão: uma abordagem integradora nos processos de ensino e aprendizagem desses instrumentos. In: Anais XV Congresso da ANPPON, Rio de Janeiro, p. 1188-1195, 2005.
PARANÁ. Diretrizes Curriculares Estaduais do Paraná. Secretaria de Educação do Estado do Paraná, 2008.
PARANÁ. Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual do Jardim Independência. Sarandi, 2016.
RIBEIRO, Adilson José Ribeiro; RAUSCH, Rita Buzzi. Os saberes mobilizados pelo bom professor na visão de alunos concluintes do curso de direito. In: Anais IX ADAPED SUL, Caxias do Sul, 2012.
SILVA, José Carlos Gomes da. Culturas Africanas e Cultura Afro-brasileira: uma abordagem antropológica através da música. Santo Amaro: UNIFESP, mai/ jun, jul de 2013.
SILVA, Helder Kuiawinski. A cultura afro como norteadora da cultura brasileira. In: PERSPECTIVA, Erechim. v. 38, n.144, p. 25-35, 2014.
SODRÉ, Lilian Abreu. Música africana na sala de aula: cantando, tocando e dançando nossas raízes negras. Ed.1. São Paulo: Duna Dueto, 2010.