##manager.scheduler.building##: Pavilhão do SEPT UFPR
##manager.scheduler.room##: Pavilhão
Última alteração: 11-10-2019
Resumo
Os temas abordados pela Cosmologia estão entre os que mais despertam interesse nos estudantes, por rotineiramente estarem presentes na mídia e trazerem ideias além do que se considera como possível ou real. Nessa perspectiva, apresentam-se considerações sobre possibilidades formativas em abordagem de Cosmologia em projeto de ensino “Tópicos Especiais de Física Teórica”, desenvolvido no contexto do Programa de Residência Pedagógica, em colégio público da cidade de Curitiba, no primeiro semestre de 2019. Nesse projeto, os objetivos foram: perceber os conhecimentos prévios dos estudantes acerca de Cosmologia; constatar mudanças no entendimento dos estudantes acerca de temas sobre os quais, possivelmente, traziam concepções equivocadas, provenientes de especulações leigas; criar uma base qualitativa de conhecimento dos alunos acerca de temas gerais de física teórica moderna e suas implicações em contexto universal. Essas ações de extensão envolveram 10 conjuntos de atividades com os tópicos: (1) O que é Cosmologia; (2) O tempo como 4ª dimensão; (3) A natureza da gravidade; (4) Buraco negro; (5) Buraco de minhoca; (6) Multiversos; (7) Viagem no tempo; (8) Matéria estranha; (9) Teoria sobre fim do universo; (10) Teoria das cordas. Os principais referenciais utilizados foram “O Universo Elegante: Supercordas, Dimensões Ocultas” e “Realidade Oculta” de Brian Greene. Acerca da constituição de dados, foram elaborados registros em Diário de Bordo. Os resultados abrangem: discussões e disponibilização de materiais e informações por parte dos alunos sobre Cosmologia; correlações entre os tópicos abordados no projeto com conteúdos do ensino regular. Apontam-se potencialidades em termos motivacionais e de aprendizagem em ciências relacionadas à abordagem desse tema. Ressaltam-se, ainda, possibilidades concernentes à formação docente, particularmente em relação às ações de crítica e criatividade pertinentes à prática educativa.
Palavras-chave
Referências
DE OLIVEIRA, Aldeni Melo; GEREVINI, Alessandra Mocellin; STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães. Diário de bordo: uma ferramenta metodológica para o desenvolvimento da alfabetização científica. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 10, n. 22, p. 119-132, 2017.
FRÓES, André Luıs Delvas. Astronomia, astrofısica e cosmologia para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Fısica, v. 36, n. 3, p. 3504, 2014.
GREENE, Brian. O universo elegante: supercordas, dimensões ocultas e a busca da teoria definitiva. Companhia das Letras, São Paulo, 2001.
GREENE, Brian. A realidade oculta: universos paralelos e as leis profundas do cosmo. Editora Companhia das Letras, 2012.