Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

Tamanho da fonte: 
Aulas de música em uma turma de ensino regular com alunos de inclusão: um relato de experiência
Mary Hilary da Cruz Moreira

##manager.scheduler.building##: Setor de Sociais Aplicadas
##manager.scheduler.room##: 206
Data: 13-11-2019 02:15  – 02:30
Última alteração: 31-10-2019

Resumo


Este artigo é um relato de experiência de minha docência como residente em uma turma de ensino médio que possui dois alunos de inclusão, sendo um com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o segundo com Deficiência Intelectual. O estágio ocorreu no Colégio Estadual do Jardim Independência, localizado no município de Sarandi (PR), instituição que tem sediado o subprojeto Música do Programa de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Educação Musical da Universidade Estadual de Maringá (UEM). As aulas para a turma do segundo ano do Ensino Médio aconteceram de abril a julho de 2019 e o tema das aulas foi música da cultura indígena brasileira. O meu objetivo foi ensinar um pouco sobre a cultura musical indígena de duas tribos: a Guarani e a Pataxó. Para isso iniciei com um trabalho de contextualização do tema, onde apresento características das duas tribos, depois realizamos a confecção de instrumentos musicais, baseado nos instrumentos musicais indígenas, e por fim realizei um trabalho vocal e rítmico com duas músicas indígenas, sendo uma da tribo Guarani e a outra da Tribo Pataxó. Neste relato apresento, de modo geral, as características da turma, a minha proposta pedagógica bem como os conteúdos e a metodologia utilizada e pensada para um ensino inclusivo. Discuto a especificidade da turma em relação aos alunos de inclusão, bem como uma breve reflexão sobre o ensino de música como uma ferramenta para um trabalho de inclusão. Por fim faço um relato de minha experiência como docente nesse contexto com tais alunos.

Palavras-chave


alunos de inclusão, educação musical; música indígena brasileira; ensino médio.

Referências


AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION - APA. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed,  2014.

BRASIL. Lei n. 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.  Diário Oficial da União, Brasília, p. 2, col. 1, 28 de dezembro de 2012.

BRASILIANO, Mônica; CASTRO, Maria; SOUZA, Katarina. A Música Como Instrumento de Inclusão. 2014.

GODINHO, Maíra; HACHIMINE, Aparecida; TEODORO, Graziele. A inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Fundamental. Research, Society and Development, v. 1, n. 2, p. 127-143, 2016.

KEBACH, P.; DUARTE, R. Educação musical e educação especial: processos de inclusão no sistema regular de ensino. Textos & Debates, v. 2, n. 15, p. 98-111, 2008.

LOURO, Viviani. Educação musical inclusiva: desafios e reflexões. In. Música e Educação, Série Diálogos com o Som, Ensaios. Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais, Barbacea, v. 2, p. 33-48, 2015.

MENDONÇA, Fabiana Luzia de Rezende. Entre Concepções Docentes e práticas pedagógicas: O Processo de Inclusão de Alunos com Deficiência Intelectual na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Brasília: UnB, 2013, p. 26-30. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde) - Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

PARANÁ. Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná: Arte. Secretaria do Estado da Educação do Paraná. 2008.

PUCCI, Magda; ALMEIDA, Berenice. Cantos da floresta: iniciação ao universo musical indígena. Editora Peirópolis, São Paulo, 2017.

SANCHES, Isabel. Compreender, Agir, Mudar, Incluir: Da investigação-acção à educação inclusiva. Revista Lusófona de Educação, v. 5, p. 127-142, 2005.

SULKES, Stephen Brian. Deficiência intelectual. 2018. Disponível em: <https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/pediatria/dist%C3%BArbios-de-aprendizagem-e-desenvolvimento/defici%C3%AAncia-intelectual> Acesso em: 19. Jul. 2019.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.