##manager.scheduler.building##: Setor de Sociais Aplicadas
##manager.scheduler.room##: 203
Data: 13-11-2019 03:30 – 03:45
Última alteração: 31-10-2019
Resumo
A música é uma linguagem artística capaz de mover, transformar e renovar a vida das pessoas, assim como de promover ações de ensino e aprendizagem nos espaços escolares. Esse trabalho foi realizado como um relato de experiência de uma prática desenvolvida pelo programa de residência pedagógica de Música na Universidade Estadual de Maringá. Visando promover uma formação docente de qualidade, surge o Programa de Residência Pedagógica, que visa promover a interação entre o ensino superior e a educação básica. Os residentes desse programa atuam como parte da inserção docente em disciplinas de artes do ensino fundamental em uma escola pública estadual no município de Sarandi/PR. Fomos direcionados a atuar na etapa do 9 ano do ensino fundamental, ministrando nossas aulas com conteúdo sobre o gênero Samba nas aulas de artes. Justificamos nossa escolha por esse tema, assim como pela realização desse trabalho, em razão da necessidade de corresponder à demanda de conteúdos sobre Músicas Populares Brasileiras. Justificamos a importância do trabalho com músicas populares na escola, não apenas como músicas recreativas e sim como músicas que constroem o conhecimento cientifico dos alunos. Nesse sentido, organizamos como problema de pesquisa a seguinte pergunta: Como as músicas populares do gênero Samba, podem ser desenvolvidas por meio de práticas em conjunto com adolescentes nas aulas de artes de ensino Regular? Visando responder nosso problema de pesquisa, desenvolvemos como objetivo geral: Organizar arranjos e composições para músicas do gênero samba expressando ideias musicais em conjunto. E como objetivos específicos, organizamos: Desenvolver práticas musicais coletivas; apreciar o gênero musical Samba; oportunizar práticas de performance musical; e por fim, contextualizar o gênero musical Samba, dentro do seu meio social Como metodologia de ensino, utilizamos uma abordagem coletiva, oportunizando discussões, vivências e práticas musicais sobre o Gênero Samba.
Palavras-chave
Referências
BASTIÃO, Zuraida Abud. Prática de conjunto instrumental na educação básica. Música na Educação Básica, v. 4, n. 4, 2017.
CAPES, Fundação. Programa de Residência. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica> Acesso: 19-07-2019.
LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. Ensino de Música Na Escola Fundamental (o). Papirus Editora, 2007.
LUNELLI, Diego Conto. Fazer música em conjunto: vivências em sala de aula. XVII Encontro Regional Sul da Abem. Curitiba, 2016.
NUNES, Emanuel de Carvalho. Ensino de música para adolescentes na casa Dom Barreto em 2008: um relato de experiência. XII Congresso Nacional de Educação. Curitiba, 2015, p. 4663 – 4671.
OLIVEIRA, Luciano Py de. Projeto Aplica Som: ampliando a experiência musical da comunidade escolar em um Colégio de Aplicação. XXI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. Pirenópolis, 2013, p. 2097-2107.
VERGARA, Erasmo Felipe; MARROS, Fernanda; PAUL, Stephan. Caracterização da qualidade acústica de salas de aula para prática e ensino musical. Ambiente Construído, v. 17, n. 1, p. 23-37, 2017.
SANTOS, Daniel Ferreira. Perspectivas para a prática de ensino instrumental na escola básica e sua aplicação na UEB Gomes de Sousa, São Luís–MA. Anais do SIMPOM, v. 4, n. 4, 2016.
SCHMID, ALOÍSIO LEONI et al. Ensino de música: há salas adequadas. Ciência Hoje, v. 49, 2012.