Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

Tamanho da fonte: 
O uso da música na interpretação de uma história com uma turma de Altas Habilidades
Vinicius José Batista Bergamaschi

##manager.scheduler.building##: Setor de Sociais Aplicadas
##manager.scheduler.room##: 06
Data: 12-11-2019 01:45  – 02:00
Última alteração: 31-10-2019

Resumo


Este trabalho tem por objetivo relatar experiências vivenciadas durante minha atuação como professor de música em contexto escolar. No período em que vivenciei essa experiência me encontrava no terceiro ano do curso de licenciatura em Educação Musical da UEM e participava do Programa de Residência Pedagógica. Para minhas atuações em contexto escolar, escolhi uma turma com alunos de Altas Habilidades. As aulas dessa turma acontecem no contra turno escolar e envolve alunos que apresentam desempenho elevado em determinadas habilidades. Nesse texto, trago uma breve revisão de literatura que versa sobre alunos com Altas Habilidades no qual aproveitei o trabalho já realizado pelos alunos por meio de observações feitas antes de começar a realizar minhas aulas no qual, os alunos dublavam personagens de histórias produzidas por eles, e ao favorecer o interesse deles e assim motivar os alunos, minhas aulas foram realizadas visando discussões sobre o tema que desenvolvi com esses alunos: o uso da música na interpretação de histórias. Na sequência relato como se deu parte do processo de ensino e aprendizagem com essa turma destacando trechos dos relatórios que redigia ao término de cada aula. As avaliações mostram que esses alunos compreenderam o sentido de usar a música para interpretar uma história e desenvolveram uma consciência quanto a percepção de sons cotidianos realizados por meio da sonoplastia. Enquanto professor em formação, concluo que perceber os interesses dos alunos e trabalhar a partir de atividades que os motivem pode gerar trocas de aprendizados interessantes, além de poder favorecer o talento que cada aluno tem.


Palavras-chave


Alunos com Altas Habilidades; Sonorização de histórias; Estágio em Música; Programa de Residência Pedagógica.

Referências


ALENCAR, M. L. Soriano de. O aluno com altas habilidades no contexto da educação inclusiva(2006) http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/visit.php?cid=89&lid=4394

FLEITH, Denise de Souza (org) A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação: volume 1: orientação a professores / organização: Denise de Souza Fleith. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007. 80 p.: il. color.

 

Jaqueline Devalle RECH, Andréia & Napoleão Freitas, SORAIA. (2005). O papel do professor junto ao aluno com Altas Habilidades. Revista Educação Especial. 10.5902/1984686X4904.

LIGNELLI, C. (2015). Sonoplastia: breve percurso de um conceitoOuvirOUver10(1), 142-150. https://doi.org/10.14393/OUV13-v10n1a2014-9

 

LIGNELLI, C. A Paisagem Sonora e as sonoridades da cena. AnaisAbrace, v. 14, n. 1 (2013). https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/2840

REVELINE, S. T. (2017). EDUCAÇÃO MUSICAL E ALTAS HABILIDADES: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DE MÚSICA. Universidade Estadual de Maringá, Maringá - PR .

 

SOUZA, Caio Silva e. Carmo, Annibal José Roris Rodrigues Scavarda do. Duarte, Mônica de Almeida. A CRIAÇÃO DE TRILHA SONORA COMO ELEMENTO DE DESENVOLVIMENTO MUSICAL. Revista de Educação Dom Alberto, n. 6, v. 1, ago./dez. 2014. 42A


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.