Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

Tamanho da fonte: 
“PEGA VARETAS” E “CÍRCULO DE FRAÇÕES”: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO PIBID-MATEMÁTICA-UEM
Luis Henrique Kimura de Lima, Kethellyn Dos Santos Nascimento, Leonardo Munhoz Padovan, Maria Isabela Galvani Zussa

##manager.scheduler.building##: Pavilhão do SEPT UFPR
##manager.scheduler.room##: Pavilhão
Data: 13-11-2019 02:00  – 04:30
Última alteração: 05-11-2019

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), núcleo Matemática, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A experiência aqui relatada levou em consideração discussões que foram realizadas durante as reuniões de orientações como, também, a confecção e aplicação de um jogo pedagógico em sala nas aulas de Matemática de um Colégio parceiro do Programa. Foram utilizados dois materiais para introduzir os conteúdos, “Pega Varetas” e para concretizar conteúdos já conhecidos por meio do “Círculo de Frações”. Os materiais tiveram o objetivo de auxiliar a introdução de conteúdos no processo didático e aprofundar o conhecimento do aluno, considerando que jogos e materiais manipuláveis contém riqueza e diversidade, ao abordar o conteúdo de forma clara e proporcionar uma aula mais dinâmica. Dessa maneira, percebemos que essa implementação realizada permitiu que os alunos construíssem seus conceitos por meio de uma metodologia alternativa, preparada pelos participantes do programa PIBID para Ensino Fundamental.


Palavras-chave


Monômios; frações equivalentes; Jogos e Materiais Manipuláveis.

Referências


SILVA, Fernanda Andrea K.; BALDOW, Rodrigo. O Uso de Material Manipulativo no Ensino de Frações. IV Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”, São Cristovão, 2012.

 

SMOLE, Kátia C. S.; DINIZ, Maria I. de Souza V.; MILANI, Estela. Caderno Do Mathema Jogos de Matematica, 2007.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.