ABORDAGEM CTSA E AS AÇÕES DO COTIDIANO ESCOLAR: ESTUDO DE SUAS POTENCIALIDADES
Isis da Rosa Cabral, Andressa Wille, Aretha Camila El Achi Mercuri, Alisson Antonio Martins
##manager.scheduler.building##: Pavilhão do SEPT UFPR
##manager.scheduler.room##: Pavilhão
Data: 13-11-2019 02:00 – 04:30
Última alteração: 05-11-2019
Resumo
Este trabalho é resultado de uma investigação exploratória realizada por três alunas do curso de Licenciatura em Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculados ao subprojeto de Física da instituição, com vinte e dois alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio, de um colégio público estadual localizado na região central de Curitiba (PR). O desenvolvimento das atividades foi acompanhado pela professora regente do PIBID no colégio. As atividades desenvolvidas tiveram por base seis projetos da Prefeitura Municipal de Curitiba que versam, especificamente, sobre temas ligados à energia sustentável, rios urbanos, conservação de nascentes, plantio de árvores em vias públicas, coleta de lixo que não é lixo, e um programa de troca de resíduos recicláveis por verduras e legumes. O objetivo foi investigar como esses alunos veem tais questões em seu cotidiano. Os resultados são de uma investigação de natureza exploratória, produzidos por meio do enfoque CTSA que foi escolhido pela sua importância e por não ser tratada com tanta frequência no Ensino Médio e também por ser um tema essencial para a Educação Ambiental relacionado ao cotidiano escolar. O desenvolvimento ocorreu em uma aula após a leitura dos projetos anteriormente escolhidos e por meio de seis questões respondidas pelos alunos sobre ações que eles presenciam ou que poderiam presenciar em casa e na escola e pela atividade de brainstorm, na qual os alunos sugeriram ações sustentáveis que podem ser realizadas na escola ou em casa. A conclusão que este trabalho chegou foi que as questões ligadas a Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente devem ser discutidas de modo mais apropriado no cotidiano do aluno e da escola, no sentido de superar o desconhecimento que existe por parte dos alunos sobre essas questões, considerando-se que pequenas ações podem ser implementadas para que haja esta mudança.
Palavras-chave
CTSA; ações sustentáveis; ensino de física.
Referências
AULER, D. Enfoque Ciência-Tecnologia Sociedade: Pressupostos para o Contexto Brasileiro Ciência & Ensino, vol. 1, número especial, novembro de 2007
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VILCHES, A. ; PÉREZ, D.G. ; PRAIA,J. De CTS a CTSA: educação por um futuro sustentável. In: SANTOS, WLP dos; AULER, Décio. CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011 .p.161-184.
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