Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

Tamanho da fonte: 
PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A ABORDAGEM CTSA EM AULAS DE FÍSICA
Yuri Werner Ott, Alexander Schletz, José Eduardo Rodrigues Pinto, Loren Telles Eirin Cancela, Silmara Alessi Guebur Roehrig, Thiago Augusto Moreira Toniolo

##manager.scheduler.building##: Pavilhão do SEPT UFPR
##manager.scheduler.room##: Pavilhão
Última alteração: 07-10-2019

Resumo


Neste trabalho, apresenta-se uma análise sobre algumas percepções de estudantes do ensino médio acerca da abordagem de temas com enfoque CTSA nas aulas de Física. O objetivo é discutir os resultados de um questionário de avaliação da disciplina, elaborado e aplicado pelo próprio professor, que é supervisor do PIBID/Física/UTFPR, às suas turmas de uma instituição estadual localizada em Curitiba. Como resultados, percebeu-se que parte dos estudantes reconhece e valoriza os debates e discussões sobre temas de natureza CTSA - questões sociocientíficas - propostos pelo docente, bem como reconhecem a importância dessas discussões para a sua formação crítica. Tais resultados indicam que a abordagem dos conhecimentos da Física na perspectiva CTSA pode contribuir para que os estudantes se relacionem melhor com esta disciplina, que costuma ser classificada como difícil e sem sentido pelo público em geral.

 


Palavras-chave


Ensino de Física; enfoque CTSA; docência.

Referências


CONRADO, D. M.; NUNES, N. (Org.) Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas. Salvador: EDUFBA, 2018.

PALACIOS, E. M. G; LINSINGEN, I.; GALBARTE, J. C. G.; CEREZO, J. A. L.; PEREIRA, L. T. V.; GORDILLO, M. M.; OSORIO, C.; VALDÉS, C.; BAZZO, W. A. Introdução aos estudos CTS (Ciência, tecnologia e sociedade). Cadernos ibero-americanos. 2003. Disponível em: www.oei.es/historico/salactsi/Livro_CTS_OEI.pdf. Acesso em 15 de julho de 2019.

VILCHES, A.; PÉREZ, D. G.; PRAIA, J. De CTS a CTSA: educação por um futuro sustentável. In: SANTOS, W. L. P; AULER, D. CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa. Brasília: Editora UNB, 2011, p. 161 - 184.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.