Processo de Avaliação pelos Pares
1. Relevânica no âmbito do evento.
2. Pesquisa concluída ou em andamento.
3. Redação correta considerando as normas de língua portuguesa.
Política de Acesso às Edições Anteriores
As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.
Regulamento
III EnlicSul - III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL
III Pibid/Sul – III SEMINÁRIO DO PIBID DA REGIÃO SUL
I RP/Sul - I SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA REGIÃO SUL
Tema: “Os Desafios da Formação Docente na região Sul e o Cenário Educacional Brasileiro”
12,13 e 14 de novembro de 2019
Universidade Federal do Paraná, Campus Jardim Botânico.
REGULAMENTO ENLICSUL 2019
O evento é o terceiro Encontro regional promovido pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), das Instituições de Ensino Superior (IES) da região sul, organizado e sediado pela UFPR.
Este evento congrega o III Encontro das Licenciaturas da região sul e o primeiro encontro regional do Programa Residência Pedagógica.
O encontro visa, por meio da participação das diferentes IES e das escolas conveniadas ao Pibid/Região Sul, discutir as práticas de iniciação à docência em seus diferentes enfoques, promover reflexões sobre a avaliação das experiências desenvolvidas e perspectivas à continuidade do Pibid como política de formação e de valorização à docência e aprimoramento da Educação.
Campus Jardim Botânico
Avenida Pref. Lothário Meissner, 632 – Jardim Botânico
Rua Coração de Maria, 92 – Jardim Botânico
12 a 14 de novembro de 2019
Bolsistas Pibid, licenciandos e docentes da educação básica e do ensino superior das IES da Região Sul.
Os autores receberão certificado mediante a apresentação dos trabalhos. O certificado de participação será fornecido para quem obtiver 75% de frequência no evento.
30 horas
Terça-feira das 8h – 21h
Quarta-feira das 8h - 20h
Quinta-feira das 9h - 18h30
Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Pibid/Residência Pedagógica (FORPIBIDRP)
Instituições dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul participantes dos Programas PIBID e Residência Pedagógica
Profa. Dra. Desiré Luciane Dominschek (Uninter)
Profa. Dra. Márcia Marlene Stentzler (Unespar)
Profa. Dra.Neusa Nogas Tocha (UTFPR)
Profa. Dra.Roberta Ravaglio Gagno (Unespar)
Profa. Dra.Cristiane Antonia Hauschildt (Univates)
Profo. Dr. Aurélio Bona Junior (UNICENTRO)
Profo Dr. Lourival José Martins Filho (UDESC)
Profa. Dra. Claudia Gabardo (UNIVILLE)
Profa. Dra. Iara Aquino Henn (IFPR)
Profa. Dra. Leila Pessôa da Costa (UEM)
Dra. Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)
Prof. Dra. Desiré Luciane Dominschek (Uninter)
Prof. Dra. Márcia Marlene Stentzler (Unespar)
Profa. Dra. Iara Aquino Henn (IFPR)
Profa. Dra.Roberta Ravaglio Gagno (Unespar)
Prof. Dra. Cristiane Antonia Hauschild (Univates)
Prof. Dra. Maria Odete Tenreiro (UEPG)
Prof. Dr. Lourival José Martins (UDESC)
Prof. Dra. Sandra Lemos (UERGS)
Prof. Dra. Eliana Claudia Navarro Koepsel
Prof. Dr. Marcelo Pimentel da Silveira
- 1. Cidadania, Educação ambiental, Direitos Humanos e Interculturalidade
- 2. Educação, diversidade e inclusão social
- 3. Formação do licenciando: Gestão e Docência
- 4. Pibid e Residência Pedagógica: Práticas como componente Curricular e Estágio
- 5. Políticas Educacionais, Avaliação e Currículo
- 6. Políticas Públicas e Formação Docente
- 7. Processos de Ensino e aprendizagem nos anos Finais do Ensino Fundamental
- 8. Processos de Ensino e aprendizagem nos anos Iniciais do Ensino Fundamental e educação infantil
Apresentação de trabalhos
Poderão apresentar trabalhos os alunos de graduação, pibidianos, residentes, professores e pesquisadores da graduação e pós-graduação.
Ouvintes
Participantes que não desejarem apresentar trabalhos poderão participar do evento na categoria de ouvintes.
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS (COMUNICAÇÃO ORAL E PÔSTER) | |
Abertura para envio de trabalho | 01 de junho de 2019 |
Encerramento de envio de trabalho | 05 de setembro de 2019 |
OUVINTES | |
Abertura das inscrições | 30 de agosto de 2019 |
Encerramento das inscrições | 30 de setembro de 2019 |
14.1 . INFORMAÇÕES SOBRE A INSCRIÇÃO
Link pra inscrição: https://eventos.ufpr.br/enlic/ENLIC2019
- O link para pagamento de inscrição será pelo site da UFPR (a inscrição é pessoal e intransferível);
- Valores:
Profissionais (pós-graduação lato e stricto senso, professores)
R$ 50,00
Estudantes de graduação
R$ 30,00
- O pagamento da inscrição dá direito à apresentação de até 03 trabalhos;
- Cada trabalho pode ser individual ou em grupo (Máximo de 5 coautores);
- O conteúdo do trabalho é de inteira responsabilidade do(s) autor(es);
- Após o envio do trabalho, eles passarão por um processo de avaliação, realizada pelo Comitê Científico;
- A lista dos trabalhos aprovados será divulgada no site do evento e apenas os trabalhos constantes nesta lista serão apresentados no dia do evento e constarão nos ANAIS 2019;
- Após o vencimento, caso a taxa de inscrição não tenha sido paga, o apresentador será considerado NÃO INSCRITO;
- Não serão fornecidos recibos em nome da Instituição, pois o boleto de pagamento é considerado um recibo nominal ao inscrito;
- A inscrição só será efetivada pela Comissão Organizadora mediante o pagamento do boleto bancário via site UFPR;
- IMPORTANTE: para trabalhos com mais de um autor é necessário apenas UMA postagem do trabalho. O resumo que não estiver de acordo com as normas estabelecidas no Regulamento não será aceito.
14.2 CRONOGRAMA
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS (COMUNICAÇÃO ORAL E PÔSTER) | |
Abertura para envio de trabalho | 01 de junho de 2019 |
Encerramento de envio de trabalho | 05 de setembro de 2019 |
OUVINTES | |
Abertura das inscrições | 30 de agosto de 2019 |
Encerramento das inscrições | 11 de novembro de 2019 |
CRONOGRAMA DE TRABALHOS (COMUNICAÇÃO ORAL E PÔSTER) | |
Período de avaliação | 21 de agosto de 2019 |
Encerramento das avaliações | 15 de setembro de 2019 |
Carta de Aceite | 02 de outubro de 2019 |
Divulgação de Ensalamento para apresentações | 20 de outubro de 2019 |
Orientações para submissão:
a) A submissão do resumo deve começar escolhendo o tipo de participação: APRESENTADOR (COMUNICAÇÃO ORAL OU POSTER);
b) Link de submissão de trabalhos:
https://eventos.ufpr.br/enlic/ENLIC2019
c) No site do evento constam os templates para envio do trabalho;
d) Todos os trabalhos devem estar vinculados a um dos Eixos indicados no ato da submissão.
14.3. ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS DE TRABALHOS
a) Comunicação Oral - Discussão coletiva, em SESSÃO DE COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL, com a socialização de resultados de pesquisas concluídas ou em andamento, apresentação em salas dentro dos Eixos tematicos.
b) Envio de trabalho no formato artigo – (de 8 a 12 páginas).
a) Modalidade Pôster - Apresentação de pesquisas iniciais em andamento. Apresentação no formato de pôster impresso.
b) Envio de trabalho no formato de resumo expandido.
c) Os trabalhos deverão estar associados a um Eixo Temático;
d) Cada participante poderá enviar até 3 trabalhos enquanto autor;
e) Cada trabalho poderá ter até 5 co-autores;
14.4 Orientações para Apresentação dos trabalhos
12.5. Comunicação oral
O tempo de apresentação dos trabalhos será:
Apresentação do trabalho |
15 minutos para cada trabalho – ou conforme orientação do coordenador do Eixo temático |
Apresentação presencial
a) Os trabalhos deverão ser apresentados por meio de explanação oral conforme cronograma do evento.
b) o autor terá à sua disposição um computador com Datashow (multimídia) como apoio expositivo;
c) deverá ser rigorosamente observado o horário pré-estabelecido para cada apresentação;
d) a apresentação dos trabalhos seguirá a ordem da lista divulgada no site e no dia do evento.
e) o tempo dos trabalhos nas sessões deverá ser controlado pelo coordenador de sessão;
f) a apresentação do trabalho pode ser feita pelo autor titular ou pelos coautores, no caso de trabalhos com 2 ou mais autores;
g) o autor poderá utilizar a ferramenta PowerPoint para fazer sua apresentação.
TEMPLATE SLIDES
Estará disponível no site do evento:
Templade de Slides: Modelo
MODELO DO TRABALHO COMPLETO - COMUNICAÇÃO ORAL
TÍTULO
Autor A curso,instituição,email
Autor C curso,instituição,email
Autor D curso,instituição,email
Autor E curso,instituição,email
Autor F curso,instituição,email
Grupo de trabalho: (deve-se escrever o nome do Eixo Temático por extenso)
Agência Financiadora: (caso a proposta não tenha financiador, este item deverá ser suprimido)
Resumo
O resumo deverá ser elaborado com no mínimo 250 e no máximo 500 palavras, incluindo título, autores, resumo, palavras-chave e referências. O resumo deverá conter justificativa, problema ou objetivo geral, fundamentação teórica, metodologia, discussão dos resultados e considerações finais em texto único sem parágrafos e com espaçamento entrelinhas simples, fonte Arial, tamanho 11. As margens da página deverão seguir o template (4cm superior, 3cm inferior e esquerda e 2cm direita). O respeito aos critérios de normalização e formatação definidos pelo evento, são condições para que os trabalhos sejam aprovados e publicados nos anais do evento. Para facilitar o trabalho de formatação, criamos este documento-modelo, que deve ser utilizado na elaboração do trabalho. Para utilizar este template, basta digitar o seu texto nos campos deste modelo, pois foram criados estilos para cada elemento do texto, tais como, título, autor, resumo, texto, entre outros. Esses estilos foram pré-definidos e estão aplicados diretamente ao texto. Lembramos que, os trabalhos que não utilizarem este modelo de documento, não serão aceitos para o ENLIC. Para fazer esta verificação, utilize o recurso “Contar palavras”, disponível no Word.
Palavras-chave: palavra 01, palavra 02, palavra 03, palavra 04.
INTRODUÇÃO
Na introdução, o aluno deve apontar o tema, os objetivos da pesquisa, o problema, a justificativa e a metodologia do seu trabalho. Ela deve ter, no máximo, 1 (UMA) página e ser construída em texto corrido.
A fonte deve ser Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.
A numeração das páginas deve situar-se no canto superior esquerdo a partir da primeira página. O texto pode ser escrito como um todo ou ser subdividido em tópicos, e ter de 8 a 12 páginas.
DESENVOLVIMENTO (deve-se colocar um título e não a palavra desenvolvimento)
No desenvolvimento, é importante elaborar um texto com início, meio e fim. Geralmente, inicia-se com a parte teórica, em seguida, abordam-se questões práticas e a análise de dados para os trabalhos que realizam pesquisa de campo. Ao final, aparecem as inferências (algo que se deduz de uma pesquisa empírica) e uma conclusão teórica sobre o tema estudado. O texto pode ser elaborado em texto corrido ou ser subdivido em subtítulos (sem numeração), com a utilização de citação direta, indireta e paráfrases ou citação livre.
A citação indireta é aquela que aparece no texto entre aspas no mesmo formato do corpo do texto. Quando as citações são curtas, até 3 linhas, devem ser inseridas no próprio texto e devem ser reproduzidas exatamente como consta no original.
Na citação livre ou paráfrase, deve-se apresentar as ideias ou informações documentais como embasamento do trabalho, e estas ideias não são citadas literalmente na transcrição do texto, conforme os outros tipos de citações (SANTOS et al, 2012).
Citações diretas - exemplo
Com mais de três linhas, elas têm formatação diferente. O recuo é de 4 cm, a letra é de tamanho 10, as entrelinhas são simples, o sobrenome do autor, o ano e a página são obrigatórios. Citações diretas com menos de três linhas permanecem no corpo do texto – usam-se aspas, não há recuo, não há diminuição da letra e se informa o sobrenome do autor, o ano e a página. Os autores parafraseados (quando escrevemos com outras palavras o que foi dito pelo autor) também devem ser citados no texto e referenciados no final. (PIBID, 2012, p.1)
O texto do desenvolvimento deverá ter, no mínimo, 8 (cinco) páginas e, no máximo, 12 (oito) páginas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O texto das Considerações Finais deve apresentar uma retrospectiva dos principais elementos da pesquisa, desde a problematização (apresentação do problema) até a escolha dos procedimentos metodológicos, apresentando e discutindo os resultados e demonstrando que os objetivos da pesquisa foram alcançados, pois, inclusive, pesquisas puramente bibliográficas devem apresentar resultados.
As Considerações Finais terminam o artigo com a apresentação de inferências/resultados, conclusões, indicações de pesquisas futuras ou até mesmo novas indagações.
Pontos significativos da trajetória da pesquisa indicando dificuldades e surpresas, devem ser descritos, assim como a indicação da necessidade de novos estudos científicos sobre o tema abordado.
REFERÊNCIAS
Todos os autores citados no TEXTO deverão aparecer na lista de Referências conforme as normas da ABNT
12.5 Orientações para apresentação Pôsteres
O tempo de apresentação dos trabalhos será:
Apresentação do trabalho |
Exposição POSTER conforme cronograma do evento |
Apresentação presencial
a) Os trabalhos deverão ser apresentados por meio de PÔSTERES conforme cronograma do evento.
b) O pôster deverá ser apresentado impresso.
c) Deverá ser rigorosamente observado o horário pré-estabelecido para cada apresentação.
d) A apresentação dos trabalhos seguirá a ordem da lista divulgada no site e no dia do evento.
e) A apresentação do trabalho pode ser feita pelo autor titular ou por um dos outros autores, no caso de trabalhos com 2 ou mais autores.
a) O apresentador a distância poderá utilizar a ferramenta PowerPoint para fazer sua apresentação;
TEMPLATE DO POSTER
Informe o seu Eixo temático
INSERIR O TÍTULO: CLARO, CONCISO, SEM QUEBRA DE LINHA, EM NEGRITO. USAR CAIXA ALTA (EXCETO A GRAFIA DE CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA DOS SERES VIVOS, FEITA EM LATIM, USANDO CAIXA ALTA/BAIXA E ITÁLICO).
João X. Braz1*, Lívia S. Dutra2, Saulo G. Porto1, Antônio de Menezes3
1. Estudante da Faculdade Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP)
2. Pesquisadora da Faculdade de Educação da USP
3. Professor da FFLCH-USP - Departamento de História/Orientador
Obs.: Os nomes acima são fictícios, para exemplificação. Identificar o nível de formação de cada autor (e do orientador, se houver). Informar as Instituições dos autores.
Resumo
Descreva os pontos principais do trabalho incluindo o(s) objetivo(s) de forma clara. Limite de 1.000 caracteres contando espaços. Exemplo do espaço:
B cxb b xbbxcbxcbxcbxcbbcx x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0
x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0
x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0x
Autorização legal: Quando for o caso, informe o número da autorização legal para execução da pesquisa, expedido por Comitê de Ética ou CEP/CONEP, CEUA, IBAMA, ICMBio, CGEN, IPHAN etc..
Palavras-chave: Informar três, que não façam parte do título do trabalho, separadas por ponto e vírgula.
Apoio financeiro: Quando for o caso, informe o nome do Órgão ou Instituição que deu apoio financeiro.
Introdução
Apresentar uma visão geral sobre o tema, com as justificativas para o desenvolvimento do trabalho. Incluir o(s) objetivo(s) de forma clara no último parágrafo. Limite 2.000 caracteres com espaços. Ex.:
0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0
x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0
Metodologia
Descreva como o trabalho foi realizado (procedimentos/estratégias; os sujeitos/participantes/documentos; equipamentos/ambientes; etc). Limite 2.000 caracteres com espaços. Ex.:
0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0
x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0
Resultados e Discussão
Discuta os resultados do trabalho, confrontando-os com aqueles disponíveis na bibliografia. Limite de 2.000 caracteres contando espaços. Se necessário, é permitido ultrapassar esse limite, desde que o tamanho total do documento não ultrapasse quatro páginas. Ex.:
0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0
x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0
Conclusões
Apresente as principais conclusões do trabalho. Limite de 1.000 caracteres contando espaços. Se necessário, é permitido ultrapassar esse limite, desde que o tamanho total do documento não ultrapasse quatro páginas.
Ex.:
0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0
Referências bibliográficas
Toda a referência bibliográfica citada ao longo do texto deverá, obrigatoriamente, fazer parte lista final de referências. Exemplo de espaço:
x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0
x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0
x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0
Estará disponível no site do evento: https://eventos.ufpr.br/enlic/ENLIC2019
Exemplo do templade.
TEMPLATE submissão de trabalhos
Informe o seu Eixo temático
INSERIR O TÍTULO: CLARO, CONCISO, SEM QUEBRA DE LINHA, EM NEGRITO. USAR CAIXA ALTA (EXCETO A GRAFIA DE CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA DOS SERES VIVOS, FEITA EM LATIM, USANDO CAIXA ALTA/BAIXA E ITÁLICO).
João X. Braz1*, Lívia S. Dutra2, Saulo G. Porto1, Antônio de Menezes3
1. Estudante da Faculdade Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP)
2. Pesquisadora da Faculdade de Educação da USP
3. Professor da FFLCH-USP - Departamento de História/Orientador
Resumo
Descreva os pontos principais do trabalho incluindo o(s) objetivo(s) de forma clara. Limite de 300 a 500 palavras contando espaços. Exemplo do espaço:
B cxb b xbbxcbxcbxcbxcbbcx x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0
x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0
x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0x
Autorização legal: Quando for o caso, informe o número da autorização legal para execução da pesquisa, expedido por Comitê de Ética ou CEP/CONEP, CEUA, IBAMA, ICMBio, CGEN, IPHAN etc..
Palavras-chave: Informar três, que não façam parte do título do trabalho, separadas por ponto e vírgula.
Apoio financeiro: Quando for o caso, informe o nome do Órgão ou Instituição que deu apoio financeiro.
Referências bibliográficas
Toda a referência bibliográfica citada ao longo do texto deverá, obrigatoriamente, fazer parte lista final de referências. Exemplo de espaço:
x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0 x0
13. Avaliação critérios
|
Da avaliação
a) As pesquisas a serem apresentadas no encontro podem estar em qualquer fase, ou seja, não precisam ter sido finalizadas;
b) os trabalhos serão avaliados quanto à profundidade, contribuição ao avanço do conhecimento, qualidade do referencial teórico e análise dos resultados e conclusões;
c) as leituras dos resumos são de responsabilidade da Comissão Científica, que os julgará de acordo com os critérios estabelecidos neste regulamento;
d) o formato do resumo deve seguir as normas deste Regulamento;
e) ao Conselho Científico compete julgar os casos omissos neste Regulamento;
f) serão apresentados os trabalhos selecionados cujos nomes constem na lista de aceites no site do ENLIC SUL.
Participantes Presenciais:
Receberão CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO com carga horária de 30 horas todos os inscritos, desde que paguem a inscrição e assinem a lista de presença.
Receberão CERTIFICADO DE APRESENTADOR DE TRABALHO todos os participantes que tenha assinado a lista de presença e efetivamente apresentado seus trabalhos.
Os trabalhos com ACEITE serão publicados nos Anais do ENLIC SUL 2019. Os anais estarão à disposição dos interessados no site em versão para leitura e também para download, na semana seguinte ao término do evento.
Dados para informações: https://eventos.ufpr.br/enlic/ENLIC2019
Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do ENLICSUL. Caso algum autor desautorize tal publicação, ele (a) deverá informar à comissão organizadora.
Aos Organizadores e ao Conselho Científico, reserva-se o direito de resolver as situações não previstas neste Regulamento.
Programação
PROGRAMAÇÃO GERAL
PROGRAMAÇÃO GERAL | |
TERÇA-FEIRA – 12 de novembro de 2019 | |
08h00 – 15h30 |
Credenciamento Local: Auditório do Setor de Sociais Aplicadas (UFPR) |
10h10 – 11h50 |
Mesa 1 – Políticas de formação para os anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio Debatedores: Prof.ª Dr.ª Dulcyene Maria Ribeiro (Unioeste) Prof.ª Dr.ª Mônica Ribeiro (UFPR) Moderador (a): Prof.ª Dr.ª Desiré Luciane Dominschek (UNINTER)
Local: Auditório do Setor de Sociais Aplicadas (UFPR)
|
13h00 – 17h30 | Comunicação Oral |
15h30 – 16h00 | Atividade Cultural |
18h30 – 21h00 |
Abertura Apresentação Cultural: “Orquestra Sinfônica” (UNESPAR) Palestra Magna – Prof.Dr. Luiz Carlos de Freitas (UNICAMP) Auditório da Unespar Campus 1 . Espaço da Liberdade. Rua Barão do Rio Branco, 370 https://goo.gl/maps/TuowioEKN6GgZFDp9 |
QUARTA-FEIRA – 13 de novembro de 2019 | |
10h10 – 11h50 |
Mesa 2 – Políticas de formação para a Educação Infantil e Ensino Fundamental Mesa 3 – Políticas de Formação: Avaliação do PIBID na formação inicial Debatedores: Prof.ª Dr.ª Maria Odete Tenreiro (UEPG) Prof. Dr. Lourival José Martins (UDESC) Prof.ª Dr.ª Silvana Fernsterseifer Isse (UNIVATES) Prof.ª Dr.ª Joanez Aparecida Aires (UFPR) Prof.ª Dr.ª Márcia Marlene Stentzler (UNESPAR) Moderador (a): Prof. Dr. Elsio José Corá (UFFS) Local: Auditório do Setor de Sociais Aplicadas (UFPR)
|
13h30 – 17h30 | Comunicação Oral |
14h00 – 16h30 | Apresentações de Pôster
Local Pavilhão – SEPT / UFPR ( http://www.sept.ufpr.br/portal/ ) Rua Dr. Alcides Vieira Arcoverde, 1225 CEP: 81520-260 – Jardim das Américas – Curitiba (PR) – Brasil https://goo.gl/maps/WmGgHrrey6JZrawK8
|
15h30 – 16h00 |
Lançamento de livros e materiais didáticos Local: Auditório do Setor de Sociais Aplicadas (UFPR) https://goo.gl/maps/u44UswkqMouZwv9M7
|
18h00 – 20h30 |
Mesa 6 Políticas de Formação continuada de professores Debatedores: Profa. Dra. Lucimar Gusmão, Coordenadora de Articulação Acadêmica, Departamento de Desenvolvimento Curricular, representando a SEED/PR (Secretaria de Estado da Educação) Profa. Dra. Elisângela Largas Luzviak Mantagute – Pedagoga no Município de Curitiba Moderador(a):Prof.ª Dr.ª Roberta Ravaglio Gagno (UNESPAR) Local: Auditório do Setor de Sociais Aplicadas (UFPR) https://goo.gl/maps/u44UswkqMouZwv9M7
|
20h30 | Encontro de Integração |
QUINTA – FEIRA – 14 de novembro de 2019 | |
10h10 – 11h50 |
Mesa 5 – Políticas de Formação: O papel das Pró-reitorias de Graduação na gestão de políticas institucionais para formação dos licenciandos
Debatedores (Pró-Reitores PR-SC-RS): Prof. Dr. Amarildo Magalhães (IFPR) Prof. Dr. Eduardo Barra (UFPR) Prof. Dr. Alexandre Marino Costa (UFSC) Prof. Dr. Vladimir Pinheiro do Nascimento (UFRGS) Profa. Dra. Maria Eunice França Volsi (UEM) Profa. Dra. Claudete Da Silva Lima Martins (UNIPAMPA) Moderador(a): Profa. Dra. Iara Aquino (UFPR) Local: Auditório do Setor de Sociais Aplicadas (UFPR) https://goo.gl/maps/u44UswkqMouZwv9M7
|
12h00 – 13h00 | Palestra Encerramento: O FORPIBID-RP no atual cenário político-educacional brasileiro
Prof. Nilson Cardoso (UECE) Local: Auditório do Setor de Sociais Aplicadas (UFPR) |
13h00 – 16h00 | Comunicação Oral |
13h00 | Plenária Final
Local: Auditório do Setor de Sociais Aplicadas (UFPR) https://goo.gl/maps/u44UswkqMouZwv9M7
|
COMISSÃO ORGANIZADORA
Profa. Dra. Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)
Profa. Dra. Desiré Luciane Dominschek (Uninter)
Profa. Dra. Márcia Marlene Stentzler (Unespar)
Profa. Dra.Neusa Nogas Tocha (UTFPR)
Profa. Dra.Roberta Ravaglio Gagno (Unespar)
Profa. Dra.Cristiane Antonia Hauschildt (Univates)
Profo. Dr. Aurélio Bona Junior (UNICENTRO)
Profo Dr. Lourival José Martins Filho (UDESC)
Profa. Dra. Claudia Gabardo (UNIVILLE)
Profa. Dra. Iara Aquino Henn (IFPR)
Profa. Dra. Leila Pessôa da Costa (UEM)