Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR

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PREVALÊNCIA DE TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL EM ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
ELIKA FERNANDA MOREIRA LIMA, LUCAS AUGUSTO GOMES XAVIER, ANIELLY DALLA VECCHIA

Última alteração: 05-10-2020

Resumo


Introdução - Os transtornos de ansiedade têm aumentado visivelmente. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), a ansiedade é o mal do último século, principalmente quando consideradas as transformações ocorridas no âmbito cultural e econômico. O ambiente universitário é reconhecido como um potencial condicionante no desencadeamento de incômodos e desgastes na saúde mental de seus estudantes.

Objetivos - Pesquisar a prevalência de transtorno de ansiedade social em estudantes da graduação em Saúde Coletiva na UFPR e realizar um levantamento bibliográfico acerca do tema.

Material e Métodos – Este trabalho consiste em uma pesquisa qualiquantitativa e analítica, com dados primários. Os participantes da pesquisa foram estudantes do curso de graduação em Saúde Coletiva da UFPR Litoral. A pesquisa consistiu na aplicação de dois questionários, sendo: um questionário de caracterização criado para este estudo, e um instrumento validado e padronizado para investigação de Fobia Social, o Questionário de Ansiedade Social para Adultos (CASO - Cuestionario de ansiedad social para adultos).

Resultado – Participaram do estudo 72 estudantes com idade entre 18 e 59 anos, destes, 84,72% (61) eram do sexo feminino o que, de fato, evidencia uma prevalência maior de mulheres no curso de Saúde Coletiva da UFPR. Evidenciou-se ainda que, a maioria (57%) dos estudantes do curso de Saúde Coletiva da UFPR Litoral não possuem características e/ou sintomas de ansiedade social, 23% podem vir a desenvolver o transtorno a médio/longo prazo caso não sejam acompanhados e tratados por profissionais da área, 18% apresentam sinais de transtorno de ansiedade social. Ao decorrer da pesquisa, foram repetidos os relatos de muitos estudantes que chegam a cogitar a ideia de desistência do curso devido ao medo de apresentações em seminários, provas e interação com outros alunos. O que pode ser uma das explicações para a evasão nos cursos de graduação, dentre eles o de Saúde Coletiva da UFPR Litoral.

Conclusão - Por fim, conclui-se que a apesar da grande maioria dos entrevistados não apresentarem sintomas do transtorno de ansiedade social, aproximadamente 20% apresentam ou podem apresentar sintomas. Parte dos/as estudantes participantes da pesquisa se autodenominam com o transtorno de ansiedade social quando se trata de falar em público ou falar com pessoas em posição de autoridade e desconhecem quais os tipos de tratamentos para a doença. É possível perceber ainda, a importância de se estabelecer métodos de inclusão nos primeiros anos da graduação, para que os alunos se sintam mais confortáveis e acolhidos no ambiente universitário.

Palavras-chave


Fobia Social; Saúde Mental; Promoção da Saúde;