Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR

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JUSTIÇA SOCIAL FRENTE AOS DESAFIOS DE UMA COMUNIDADE NEGLIGENCIADA
TIAGO FAMBOMEL DE SUCENA BOTELHO, NATHÁLIA RIBOLI DA SILVA, MARIA JÚLIA ISENSEE, MARCO AURELIO DA ROS, RITA DE CÁSSIA GABRIELLI SOUZA LIMA

Última alteração: 02-10-2020

Resumo


Introdução: O Projeto de Extensão “Estação Ético-Política” da Universidade do Vale do Itajaí - campus Itajaí, tem por finalidade a formação ético-política de acadêmicos, com base na produção humanística de consciência histórica. Está organizado em subgrupos de estudantes com atuação em comunidades específicas.
Objetivo: Socializar a percepção de discentes do curso de Medicina sobre a aplicabilidade do princípio da equidade do Sistema Único de Saúde (SUS) em uma prática social vivenciada com uma equipe Estratégia Saúde da Família (ESF) e comunidade haitiana.
Metodologia: O método utilizado foi o ético-político de Antonio Gramsci, com o intuito de reconhecer a realidade, a abordagem histórica e o questionamento e reflexão sobre as tendências contraditórias. Aplicado por meio de seis encontros com uma comunidade de haitianos residentes no bairro abrangido pela ESF Votorantim em Itajaí/SC. A ação foi oportunizada por um roteiro semiestruturado, realizado em espanhol com o objetivo de conhecer aspectos da realidade das mulheres, de seus conhecimentos sobre o SUS e da convivência interétnica. Ademais, ao considerar equidade um princípio que focaliza os desiguais de uma dada comunidade e a imigração um fenômeno das diferenças, foi entregue um material aplicado em saúde. Trata-se de uma produção desenvolvida pela Universidade Estadual de Maringá e voltada aos profissionais cujas perguntas foram traduzidas para a língua nativa crioulo.
Resultados: Os resultados envolvem a importância de se conhecer a perspectiva do imigrante que sofre o choque cultural, impossibilitado de participar dos jogos sociais de consumo e poder e de tornar-se sujeito social incluído. Além disso, a busca por uma vida com dignidade e de ser compreendido, como por exemplo em consulta médica, em razão da língua, somado à desinformação sobre o direito à saúde e utilização do SUS. As maiores vítimas desta problemática imigratória são as mulheres, que pela cultura haitiana patriarcal não recebem educação e, consequentemente, não se inserem no mercado de trabalho, potencializando a dificuldade de comunicação e a dependência da figura masculina. A ação reafirmou que integrantes de equipes de ESF devem oferecer suporte por meio de ferramentas que auxiliem na comunicação, em caso de grupos sociais excluídos.
Considerações finais: A experiência permitiu, por meio do acompanhamento de um grupo de imigrantes, a compreensão da realidade e das desigualdades sociais por eles vivenciadas. A participação no projeto proporcionou uma reflexão a partir das problemáticas, para introduzir um movimento ético-político capaz de transformar a realidade vigente. Essa integração entre teoria e prática é indispensável para a formação de profissionais mais críticos, reflexivos e humanos, e mais comprometidos com a consolidação do SUS. Portanto, capazes de intervir em comunidades negligenciadas e em defesa de pessoas socialmente oprimidas.

Palavras-chave


Envolvimento comunitário; Saúde; Percepção social;