Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR

Tamanho da fonte: 
ADESÃO, SEGUNDO SEXO E FAIXA ETÁRIA, AO PROGRAMA DE VACINAÇÃO CONTRA DENGUE NO ESTADO DO PARANÁ, BRASIL
MARIA CLARA MAZEDA PEREIRA PRETO FERREIRA, GABRIELA DE SOUSA, DENISE SIQUEIRA DE CARVALHO,, KARIN REGINA LUHM

Última alteração: 02-10-2020

Resumo


Introdução: A primeira vacina contra a dengue, Dengvaxia®, foi licenciada no Brasil em 2015 e implantada, numa iniciativa pioneira no estado do Paraná, entre 2016 e 2018. O sucesso dos programas de vacinação no controle de doenças depende do nível de aceitação da vacina para atingir altas taxas de cobertura vacinal (CV). A hesitação em vacinar é um dos desafios listados em 2020 pela Organização Mundial de Saúde, sendo necessário estudar os fatores que interferem na adesão as vacinas.
Objetivos: O objetivo deste estudo foi avaliar a adesão à vacina da dengue no programa de vacinação realizado em 30 municípios do estado do Paraná.
Material e Métodos: O programa ocorreu em cinco fases nos municípios mais afetados pela dengue no estado. A vacina foi aplicada em três doses, gratuitamente, dos nove aos 44 anos em dois municípios e dos 15 aos 27 anos nos outros 28, totalizando uma população-alvo de 500.000 indivíduos. Foi realizado um estudo transversal descritivo. Foram calculadas as CV, a proporção de abandono (PA) e a proporção de esquema vacinal de acordo com as recomendações (EVR) ou seja, com intervalo aquedado entre as doses, por sexo e faixa etária.
Resultados: Foram vacinados 302.603 indivíduos. A CV para pelo menos uma dose de vacina (VC≥1dose) foi 60,5% e 28,6% para três doses (VC3doses). A PA foi de 52.8%. Entre os indivíduos que iniciaram a vacinação, 40,6% completaram o esquema vacinal de acordo com as recomendações. As CV e EVR mais elevadas e menores PA ocorreram na faixa etária dos nove aos 14 anos e dos 28 aos 44 anos. Uma proporção maior de homens iniciou a vacinação (sexo masculino feminino 57,1%), no entanto a PA nos homens foi maior (55,4%) do que nas mulheres (49,9%) e uma porcentagem maior de mulheres cumpriu um EVR (sexo masculino 37,8%; feminino 43,6%).
Considerações Finais: Não foram verificadas diferenças significativas na CV para três doses entre sexos. Os resultados mostram desafios na vacinação, principalmente com vacinas novas e de doses múltiplas. A heterogeneidade na vacinação segundo sexo e idade demonstra a necessidade de estratégias diferenciadas.

Palavras-chave


vacinas contra dengue; cobertura vacinal; adesão vacinal