Tamanho da fonte:
SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: CONSTRUÇÃO DE CARTILHA DIGITAL PARA ADULTOS E IDOSOS
Última alteração: 02-10-2020
Resumo
Introdução: Em dezembro de 2019, a cidade de Wuhan-China, tornou-se o centro de um surto de pneumonia de origem desconhecida, tal causador conhecido, posteriormente, foi denominado Sar-Cov-19 e converteu-se em pandemia, nesse contexto de combate ao novo coronavírus, os governos priorizam a saúde física, o combate e a prevenção da doença, sendo mínimas e subestimadas as interferências a saúde mental, gerando o aparecimento ou agravo de doenças mentais. Diante disso, as tecnologias educativas em saúde facilitam o processo ensino-aprendizagem e auxiliam no compartilhamento de informações confiáveis, capazes de amenizar o efeito psicológico negativo da pandemia. Objetivo: Relatar a construção de tecnologias em saúde didáticas voltadas para adultos e idosos sobre os cuidados com a saúde mental em tempos de pandemia, buscando fomentar ações de educação em saúde a distância. Material e Métodos: O estudo trata-se de um relato de experiência de cunho descritivo, acerca da construção de tecnologias, na forma de cartilha digital e vídeos educativos, com orientações para manter a qualidade da saúde mental de adultos e idosos, no período de pandemia, tais instrumentos foram embasados em recomendações da Organização Mundial de Saúde e produzidos em 06 etapas: o diagnóstico situacional, a revisão bibliográfica, elaboração da proposta, a construção, avaliação e divulgação das tecnologias em saúde. Sendo que como resultado final obteve-se duas cartilhas 02 cartilhas digitais com 11 páginas, em formato de PNG e tamanho 33x19 cm e uma mídia, com tempo de 01 minuto e 23 segundos, divulgados nas redes sociais e aplicativo multiplataforma de mensagens. Resultados: A aplicação de tecnologias educacionais permite mudanças no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que racionaliza o setor educativo, por isso, este trabalho priorizou uma abordagem didática à distância, devido ao risco de contágio do novo coronavírus e buscou promover ferramentas de promoção da integralidade e equidade do cuidado, baseando-se nas mazelas da quarentena na vida da população adulta. Portanto, esse cuidado virtual considerou os impactos do isolamento no psicológico do homem e, através disso, expandiu técnicas de orientação holística para obter um atendimento em saúde baseado no princípio da universalidade. Entretanto, durante a construção das tecnologias foi possível perceber a escassez na literatura e tecnologias sobre o tema supracitado, assim como a existência de outras tecnologias sobre saúde mental à população. Conclusão: Destarte, cada vez mais as inovações tecnológicas são incorporadas no cotidiano das pessoas, sendo que na educação e saúde, elas devem caminhar juntas, pois permitem melhor divulgação de informações, porém, ao mesmo tempo que tais novas metodologias educacionais representam oportunidades de aprendizado, podem se tornar um obstáculo, quando mal utilizadas, como no caso das Fake News.
Palavras-chave
Tecnologia educacional; saúde mental; pandemia;