Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR

Tamanho da fonte: 
SENSIBILIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE DO TRABALHADOR
LUCIANA SACHETO BUENO, ANA CAROLINA FERREIRA PRADO, CAMILA COSTA RIBEIRO SIMIONATO, LUCIANA CALUZ CARVALHO PEREIRA, MARIA CRISTINA MARTINEZ CAPEL

Última alteração: 02-10-2020

Resumo


INTRODUÇÃO: O programa de residência multiprofissional em saúde coletiva da Faculdade de Marília, proporciona uma reflexão em relação a rede de saúde do município. Esse projeto foi desenvolvido entre a Unidade de Saúde da Família e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). Conforme consta na Política Nacional de Atenção Básica o diagnóstico situacional tem como objetivo conhecer o perfil epidemiológico da população, os fatores demográficos, socioeconômicos, ambientais e culturais que podem influenciar na condição de saúde da comunidade. Em razão da constante mudança por que passam as comunidades, ele deve ser atualizado periodicamente. OBJETIVO: O objetivo desse trabalho foi realizar um projeto de intervenção para facilitar a comunicação, entre unidade de saúde e o serviço especializado (CEREST). MÉTODO: A partir da proposta da residência fomos incentivadas a realizar um projeto de intervenção entre os dois locais. Houve três encontros com as agentes comunitária de saúde e a agente de controle de endemias. RESULTADOS: O primeiro encontro foi uma roda de conversa com a realização de algumas perguntas relacionadas ao trabalho, a resposta eram escritas em tarjetas, fazendo assim com que todas participassem da discussão. Foram trabalhadas com elas, duas histórias, relacionadas com prevenção de acidente e doença de trabalho. No segundo encontro, foi levado o filme Intocáveis para reflexão e com o intuito de valorização profissional, para sensibilização quanto a importância do trabalho dessas profissionais. Neste encontro, foi elencado alguns usuários/trabalhadores chaves que necessitariam de orientações, referente a execução do seu trabalho, elencando os riscos ocupacionais de todos, elegendo assim um usuário catador de material reciclável, devido aos maiores riscos apresentados e explorados junto as agentes comunitárias de saúde.
No terceiro encontro, as perguntas realizadas como disparadoras, que envolvia os trabalhadores catadores de reciclagens, As perguntas foram respondidas com targetas, depois socializada nogrupo. Após a discussão, foi feito a avaliação da atividade e a proposta da realização de uma visita compartilha, entre as agentes comunitárias de saúde, um representante do CEREST e foi escolhido um usuário de cada ACS, para o trabalho.
Em relação aos encontros obtivemos momentos de reflexões e sensibilização desses profissionais, para um olhar mais ampliado para saúde do trabalhador. Houve uma boa receptividade destes, sendo que todos participaram das discussões e das atividades propostas.

Considerações finais Acreditamos que este projeto, possa ser fortalecido pelos novos residentes e talvez ao longo do tempo, ampliado para todas as unidades de saúde do município. Assim como, podendo ser usado como exemplo, para outros CERESTs.

Palavras-chave


Saúde do Trabalhador; Educação Permanente; Saúde Coletiva