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DIAGNÓSTICO DA CULTURA ORGANIZACIONAL POR MEIO DOS VALORES E PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS
Última alteração: 02-10-2020
Resumo
Introdução: A cultura organizacional é construída por valores e crenças partilhadas pelos integrantes da instituição.¹ Ela também funciona como um mecanismo de controle, validando ou negando informalmente comportamentos, dando significado, direção e mobilização aos integrantes da organização.² Objetivo: Analisar a cultura organizacional por meio dos valores e práticas organizacionais em hospital público. Métodos: Estudo transversal, realizado em hospital público de média complexidade. A população de estudo foi de 66 servidores de enfermagem desta instituição, entre técnicos de enfermagem e enfermeiros. A coleta de dados foi realizada por meio do Instrumento Brasileiro para Avaliação da Cultura Organizacional (IBACO). Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva simples. Resultados e discussão: Dentre os profissionais de enfermagem, 45 (68,0%) são técnicos de enfermagem e 21 (32,0%) enfermeiros, com idade média de 39 anos e em sua maioria 52 (78,8%) do sexo feminino. O valor organizacional de profissionalismo cooperativo foi percebido como moderado com uma média de frequência das respostas de 31,9%. Esse resultado evidência que na percepção dos trabalhadores de enfermagem há um comprometimento moderado da equipe no fornecimento da assistência à saúde na instituição. Para os trabalhadores de enfermagem o profissionalismo competitivo foi percebido por não se aplicar na instituição categorizado como muito fraco com 36,4% da frequência das respostas. Quando questionados da satisfação e bem-estar a frequência média de respostas foi de 36,0%, pouco se aplicando este valor organizacional e considerado fraco na percepção dos trabalhadores. Com relação às práticas organizacionais a integração externa foi percebida como forte com 36,9%. Esse resultado evidencia que a gestão da organização se preocupa com o fornecimento de uma assistência à saúde de qualidade, visando à satisfação do usuário. Neste estudo o relacionamento interpessoal na percepção dos trabalhadores foi visto como moderado, aplicando-se razoavelmente com o percentual de 32,7%. Demonstrando que as relações interpessoais na instituição estão adequadas e em processo de fortalecimento, que podem estar relacionadas à inserção de novos membros na equipe. A recompensa e o treinamento foram vistos em grande parte como não aplicada na organização, sendo categorizada com o conceito de muito fraco e apresentou uma frequência percentual de 36,4% nas respostas. Isso evidência que na percepção dos trabalhadores existe uma fragilidade na realização de sistemas de recompensa que podem ser realizados de diversas formas. Conclusão: A gestão da cultura organizacional é uma estratégia gerencial importante para monitorar como a organização tem se estabelecido internamente e para oportunizar ações que conduzam a cultura e o clima organizacional de maneira que coincidam com os objetivos da instituição.
Palavras-chave
Cultura Organizacional; Avaliação em Saúde; Gestão em Saúde;