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O PROGRAMA NASF- AB PARANAVAÍ – RELATO DE EXPERIÊNCIA NA GESTÃO DAS FILAS DE ESPERA PARA ATENDIMENTO PSICOLÓGICO
Última alteração: 02-10-2020
Resumo
O programa NASF-AB tem como um dos seus principais desafios a ampliação da resolutividade na Atenção Primária à Saúde para isso a organização do serviço é fundamental, assim como sua integração com os demais pontos da Rede de Atenção à Saúde. O objetivo é promover a gestão do serviço de psicologia através do gerenciamento das filas de espera, avaliar os encaminhamentos realizados, identificando as prioridades. A equipe estabeleceu a necessidade de realizar mutirões para avaliação dos usuários por unidade de saúde, iniciando as ações nas unidades com maior demanda. A primeira Unidade de Saúde a receber a iniciativa foi a Unidade Básica de Saúde Campo Belo, com uma fila de 162 pessoas, os pacientes foram convocados com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), através de visitas domiciliares e contatos telefônicos. A Unidade de Saúde realizou a ação durante um sábado e um dia útil com apoio dos profissionais de psicologia, serviço social, enfermagem e para suporte, um dos médicos desta unidade permaneceu de plantão caso houvesse necessidade de avaliação médica. O resultado obtido foi de 13% solicitações para retirada da fila de espera, 2,5% aguardavam avaliação educacional e foram encaminhados para atendimento na Secretaria Municipal de Educação, 2,5% apresentavam conflitos familiares e receberam orientação, 53.1% receberam orientação e não necessitavam de psicoterapia individual, 8,7% receberam atendimento médico após a estratificação de risco em saúde mental, e iniciaram o acompanhamento médico na mesma data, não necessitando de acompanhamento psicológico. Permaneceram 20,2% que estão sendo priorizados, a equipe elaborou formulário com as informações necessárias para avaliação dos pacientes encaminhados para atendimento pela rede, estas informações são recebidas por e-mail específico de acesso exclusivo do setor de psicologia que avalia quais informações são pertinentes aos demais profissionais da equipe, permitindo que algumas informações sejam restritas apenas a alguns profissionais da equipe. Os mutirões são uma das estratégicas que vem sendo multiplicadas nas demais unidades de saúde e tem a integração dos profissionais como princípio fundamental para seu sucesso. Através dos mutirões e formação dos profissionais a fila na UBS Campo Belo teve redução de 79,8%, mas o reflexo desta ação ultrapassa a questão de redução das filas pois foram fundamentais para identificação das prioridades, garantindo o atendimento imediato das necessidades de 13,7% dos pacientes, e reduziu o tempo de espera de 20,2% que necessitavam de atendimento e estão sendo priorizados. Com as informações coletadas os protocolos foram elaborados, apresentados e aprovados pela rede garantindo a troca de informações necessárias para eficácia do atendimento prestado, e a garantia do sigilo que algumas situações exigem.
Palavras-chave
Nasf ; gestão ; psicologia; atenção primária à saúde;