Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR

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RECURSOS INFORMACIONAIS UTILIZADOS POR FAMÍLIAS DE CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
GISELE WEISSHEIMER, VERÔNICA DE AZEVEDO MAZZA, CARLA APARECIDA LOOS, CIBELLY ALINY SIQUEIRA LIMA FREITAS

Última alteração: 02-10-2020

Resumo


Introdução: Estudos vêm mostrando um aumento do número de casos do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) mundialmente. O transtorno envolve déficit de comunicação, interação social e de comportamento infantil. Tais sintomas fazem com que a criança e família necessitem de cuidados e atenção diferenciada para atender as demandas do transtorno na vida diária. Os recursos informacionais auxiliam essas pessoas a lidar com as questões do cotidiano e no desenvolvimento de estratégias para o enfrentamento do TEA. Geralmente, este público utiliza além de recursos formais - como os profissionais e instituições de saúde – os recursos informais, os quais são importantes fontes de apoio. Assim, neste estudo levantou-se o seguinte questionamento: quais são os recursos informais utilizados pelas famílias de crianças com TEA para obtenção de informações? Objetivo: Identificar os recursos informais utilizados por famílias de crianças com TEA para obtenção de informações. Método: Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, realizada no Paraná, Amapá e Ceará. Participaram 55 familiares por meio de entrevistas semiestruturadas, entre setembro de 2018 a 2019. Utilizou-se análise categorial temática e os recursos do Qualitative Data Analysis Software. Resultados: A idade média dos participantes foi de 37 anos, a maioria era do sexo feminino, casada, tinham de nove a onze anos de estudo, tinham vínculo empregatício e tratava-se de mães das crianças com TEA. As famílias utilizaram de forma predominante a internet, livros, Workshops, cursos e a televisão para obter as informações sobre a criança com TEA. Conclusão: Com a disponibilidade das tecnologias, as informações sobre saúde estão mais acessíveis à população em diferentes fontes. Isso gera uma nova demanda aos profissionais no sentido de integrar o acesso as informações no processo de cuidar em saúde, de modo que acessem informações confiáveis.

Palavras-chave


Transtorno autístico; Acesso à informação; Apoio social;