Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR

Tamanho da fonte: 
SUPORTE AO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO NOVO SISTEMA ESTADUAL DE REGULAÇÃO – CARE PARANÁ
CAROLINE GIANNA DA SILVA, PAOLA EMILIANO DE MORAIS, LAYS FERNANDA SLABICKI, PATRÍCIA PADILHA SOBUTKA

Última alteração: 02-10-2020

Resumo


Introdução:
No ano de 2019 o Estado do Paraná passou a utilizar um novo sistema informatizado de regulação, CARE Paraná, que abrange os módulos de regulação ambulatorial de consultas e exames especializados, de internação hospitalar, de procedimentos eletivos e do SAMU.
A SESA convidou representantes de seus colaboradores para o processo de homologação do novo sistema, onde a 4a Regional de Saúde estava presente. O sistema foi apresentado em seus diversos módulos e algumas modificações foram realizadas.
Em setembro de 2019 foram abertas as primeiras agendas e a partir de 1º de outubro o CARE Paraná passou a ser o Sistema oficial de Regulação do Estado.
Objetivo:
Apresentar o processo de implantação do novo Sistema Estadual de Regulação do Paraná, especificamente na 4a RS, e o processo de suporte oferecido aos municípios da região.
Material e Métodos:
Apresentação de relato de experiência.
Resultados:
A 4a RS foi convidada para participar da simulação da utilização do novo sistema em setembro de 2019. Devido ao seu curto prazo de execução, foi escolhido apenas um município e três prestadores para o teste do sistema no intuito de verificar se o mesmo fecharia o fluxo necessário para seu desempenho. Desta forma pudemos conhecer antecipadamente seu layout e funcionamento. Durante todo esse processo tivemos o apoio da Divisão de Regulação e Acesso da SESA e da CELEPAR, tanto pessoalmente como através de contato telefônico ou de aplicativo de mensagens instantâneas.
Após a implantação do sistema, os outros municípios apresentaram dúvidas com relação à operacionalização do mesmo. Os gestores municipais solicitaram à 4a RS que oferecesse suporte aos seus servidores. Colocamo-nos à disposição através de nossos contatos institucionais, porém observamos que seria mais resolutivo fazermos uma visita a todas as SMS.
As visitas foram realizadas em outubro e novembro de 2019 e a aproximação com os municípios nos proporcionou atuar em conjunto com os Setores de Regulação acessando o Sistema CARE Paraná e mostrando como funciona o fluxo de cadastro e agendamento, como efetuar pesquisas, priorizar os atendimentos e qualificar as filas de espera, entre outros, auxiliando em cada etapa. Eventuais falhas ainda foram encontradas e solicitações de providências encaminhadas ao setor de suporte.
Considerações finais:
A implantação do novo Sistema de Regulação foi satisfatória e o apoio ofertado aos municípios foi fundamental para que a aceitação e a correta utilização do sistema fossem alcançadas. Porém seria interessante realizar a transição entre sistemas com um tempo hábil maior para treinamento e seria mais efetivo se mais colaboradores pudessem participar deste processo. É muito importante o suporte in loco para que não haja dúvida ao explorar o novo ambiente virtual. Quanto maior a habilidade dos profissionais no uso do sistema, maior a agilidade na resolução de demandas e o maior beneficiado será o paciente.

Palavras-chave


Regulação e Fiscalização em Saúde; Homologação; Simulação