Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR

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PERSPECTIVAS DE ENFERMEIROS DA ATENÇÃO BÁSICA ACERCA DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
JOÃO PEDRO RODRIGUES SOARES, MARIA ANTÔNIA RAMOS COSTA, DANDARA NOVAKOWSKI SPIGOLON, MARIANA PISSIOLI LOURENÇO, NATÁLIA ORLEANS BEZERRA, HANNA CAROLINA AGUIRE

Última alteração: 02-10-2020

Resumo


Introdução: As atividades de promoção á saúde e prevenção de agravos se caracterizam como focos da atenção básica, e suas aplicações são atribuições comuns a todos os integrantes da equipe de saúde. Ao pensar na qualificação profissional, o Ministério da Saúde elaborou a Política Nacional de Educação Permanente que visa a efetivação de estratégias educativas transformadoras e focalizadas nas demandas vivenciadas, dessa forma, garantindo que os profissionais da atenção básica estejam preparados para atender as demandas populacionais e cumprir suas atribuições. Objetivo: analisar a perspectiva de enfermeiros da atenção básica acerca das ações de educação permanente voltadas a promoção da saúde e prevenção de doenças. Método: pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa realizada em um município do noroeste do Paraná. Os dados foram obtidos através de entrevista gravada conduzida com o auxílio de um roteiro não estruturado, com questões sociodemográficas e duas norteadoras quanto aos participantes receberem e realizarem treinamentos, capacitações, educação permanente sobre ações de promoção a saúde e prevenção de agravos, com vistas a atingir o objetivo da pesquisa. As entrevistas foram transcritas na íntegra e analisadas com o auxílio do software IRaMuTeQ®, em que foi empregada a abordagem da nuvem de palavras, evidenciando aquelas que possuíam maior repetição nos discursos dos enfermeiros. A pesquisa seguiu todas as normas éticas aplicadas com seres humanos de acordo com o Conselho Nacional de Saúde aprovada sob parecer nº 3.091.456. Resultados: participaram 15 enfermeiros, dos quais 14 eram do sexo feminino. A idade média foi 34 anos e a escolaridade prevalente o ensino superior completo. As palavras que se destacaram foram “não” (n=28), “sempre” (n=23), “palestra” (n=22) e “reunião” (n=12). Os vocábulos “não” e “sempre” estão envolvidas em frases que relatavam a periodicidade ou a ausência de atividades de educação permanente na sua equipe, e até mesmo de iniciativas por parte dos gestores municipais. As palavras “reunião” e “palestra” expressam as metodologias empregada nas atividades de educação, evidenciando, principalmente por parte dos gestores, atividades tradicionais de educação, enquanto em suas equipes utilizam abordagens participativas. Conclusão: na perspectiva de enfermeiros da atenção básica a gestão municipal proporciona diversas capacitações voltadas para a promoção da saúde e prevenção de agravos, entretanto, utiliza majoritariamente metodologias passivas e tradicionais. As equipes, em contraponto, realizam poucas ou nenhuma atividade devida as altas demandas da unidade e falta de tempo, porém, quando a fazem, utilizam de metodologias ativas e participativas.

Palavras-chave


Educação Permanente; Atenção Primária à Saúde; Promoção da Saúde