Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR

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DIGA-ME POR ONDE ANDAS E EU DIREI COMO É SUA REDE DE ATENÇÃO: APLICAÇÃO DO FLUXOGRAMA ANALISADOR
EVELINE CARNEIRO DE OLIVEIRA, SARA DE ANDRADE FREDERICO, PATRÍCIA KELEN SOUSA ARAÚJO GOMES, MARIA EDVIRGENS RODRIGUES ALVES, FRANCISCO ROSEMIRO GUIMARÃES XIMENES NETO

Última alteração: 02-10-2020

Resumo


Introdução: Apesar de ser uma doença conhecida há bastante tempo, a tuberculose (TB) ainda é considerada um problema sério de saúde pública. Exigindo assim, atenção especial de trabalhadores da saúde, no diagnóstico precoce e no tratamento adequado dos casos, bem como estratégias de controle. No que se refere ao diagnóstico de TB Infantil, o desafio é ainda maior, causado pela ausência de um exame específico. Pois as técnicas, geralmente, utilizadas em adultos possuem baixa sensibilidade e especificidade em crianças e a confirmação pela técnica de identificação bacteriológica nem sempre é possível. Objetivos: Relatar a utilização da construção de um fluxograma analisador para identificar e analisar a rede de atenção utilizada por um paciente com doença estigmatizada. Material e Métodos: Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada no município de Sobral, interior do Estado do Ceará, em agosto de 2019, com um paciente em tratamento para tuberculose ganglionar. Como técnica de coleta de dados, foram analisados os registros do prontuário da paciente, buscando resgatar todo o percurso seguido na rede de serviços de saúde. Assim como, realizou-se uma entrevista não diretiva, também chamada de abordagem clínica e, com ela, pretendeu-se colher dados no discurso livre sobre a doença. Para análise das informações coletadas utilizou-se o fluxograma analisador do modelo de atenção de um serviço de saúde. que permitiu identificar como estava organizada a rede de atendimento no tratamento do paciente em questão. Resultados: Os resultados obtidos reforçaram a complexidade do diagnóstico de TB na faixa etária pediátrica, dificuldade está se evidenciou na demora para iniciar a investigação do caso e pelos vários atendimentos e exames realizados na paciente antes da tomada de decisão de considerar um caso sugestivo de TB. Assim como, um déficit na assistência no início dos sinais e sintomas e um intervalo de tempo prologando até o diagnóstico de tuberculose extrapulmonar e encaminhamento para tratamento no centro de especialização. Considerações Finais: Foi perceptível como a construção do instrumento facilita a compreensão do processo de trabalho em saúde, desenvolvido através das redes de atenção, além de contribuir para que haja uma reflexão da prática profissional a partir da identificação de possíveis falhas na estruturação dos serviços de saúde e quais modificações precisam ser realizadas para corrigi-las. Evidencia-se também a importância de um olhar holístico e integralizado do profissional diante dos pacientes, assim como a oferta de uma atenção à saúde que fortaleça o vínculo e facilite o desenvolvimento do tratamento.

Palavras-chave


Redes de Atenção; Tuberculose; Saúde da Criança